Drug advertising directed to pharmacists in Brazil: information or sales promotion?

Autores

  • Jussara Calmon Reis de Souza Soares Federal Fluminense University; Community Health Institute; Health and Society Department

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1984-82502011000400004

Palavras-chave:

Propaganda de medicamentos, Farmacêuticos, Assistência farmacêutica

Resumo

Análises de propaganda de medicamentos revelam importantes valores socioculturais e atitudes em um determinado contexto histórico. O objetivo deste trabalho foi analisar como a indústria farmacêutica se comunica com os farmacêuticos no Brasil, tendo a promoção farmacêutica como instrumento. O ponto de partida foi a análise de uma série de propagandas de medicamentos publicadas em três revistas técnicas dirigidas a farmacêuticos e outros profissionais de saúde. Para o presente estudo, o foco foi no conteúdo linguístico das mensagens, a fim de possibilitar uma reflexão crítica sobre o papel dos farmacêuticos no contexto da assistência farmacêutica, a partir das mensagens veiculadas pelos anúncios. A coleta e análise dos dados seguiu metodologia proposta pela Anvisa. A responsabilidade social dos farmacêuticos engloba a redução de morbidade e mortalidade relacionadas ao uso de medicamentos, mas os resultados mostram a ausência das informações necessárias à prática de uma atenção farmacêutica de qualidade. As informações divulgadas pelas propagandas referem-se basicamente ao aumento de vendas e de lucros. Longe de serem considerados profissionais da saúde, os farmacêuticos são retratados como meros vendedores. Além disso, são estimulados a vender os medicamentos que estão sendo extensamente propagandeados junto aos médicos prescritores. Discutem-se as consequências para a assistência farmacêutica.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Drug advertising directed to pharmacists in Brazil: information or sales promotion? . (2011). Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, 47(4), 683-692. https://doi.org/10.1590/S1984-82502011000400004