Pharmacokinetic study with computational tools in the medicinal chemistry course
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1984-82502011000400017Palavras-chave:
Química medicinal^i2^sprocesso ensino-aprendiza, Farmácia^i2^seduca, Quimioinformática, Farmacocinética^i2^sens, Fármacos^i2^spropriedades molecula, Fármacos^i2^sensResumo
Para melhorar o processo ensino-aprendizagem no curso de Química Medicinal novas estratégias estão sendo incorporadas às aulas práticas desta disciplina fundamental do currículo farmacêutico. Muitas mudanças e melhorias vêm marcando a área de química medicinal e por isso é importante que os alunos sejam colocados nestas novas abordagens na área, com a utilização de recursos tecnológicos. As atividades práticas foram direcionadas para a avaliação dos dados químicos e físico-químicos de fármacos que influenciam as propriedades farmacocinéticas com o auxílio de técnicas computacionais. Os objetivos foram permitir aos alunos conhecer essas ferramentas, saber como acessá-las, procurar as estruturas de fármacos e analisar os resultados. Este é o primeiro estudo publicado no Brasil que apresenta aula prática computacional sobre o tema farmacocinética. As aulas práticas utilizando os servidores Osiris e Molinspiration foram atraentes para os alunos, que desenvolveram as atividades com maior facilidade e sedimentaram o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-12-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
All content of the journal, except where identified, is licensed under a Creative Commons attribution-type BY.
The on line journal has open and free access.
Como Citar
Pharmacokinetic study with computational tools in the medicinal chemistry course . (2011). Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, 47(4), 797-805. https://doi.org/10.1590/S1984-82502011000400017