Pharmacokinetic study with computational tools in the medicinal chemistry course

Autores

  • Monique Araújo de Brito Fluminense Federal University; College of Pharmacy; Laboratory of Computational Medicinal Chemistry

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1984-82502011000400017

Palavras-chave:

Química medicinal^i2^sprocesso ensino-aprendiza, Farmácia^i2^seduca, Quimioinformática, Farmacocinética^i2^sens, Fármacos^i2^spropriedades molecula, Fármacos^i2^sens

Resumo

Para melhorar o processo ensino-aprendizagem no curso de Química Medicinal novas estratégias estão sendo incorporadas às aulas práticas desta disciplina fundamental do currículo farmacêutico. Muitas mudanças e melhorias vêm marcando a área de química medicinal e por isso é importante que os alunos sejam colocados nestas novas abordagens na área, com a utilização de recursos tecnológicos. As atividades práticas foram direcionadas para a avaliação dos dados químicos e físico-químicos de fármacos que influenciam as propriedades farmacocinéticas com o auxílio de técnicas computacionais. Os objetivos foram permitir aos alunos conhecer essas ferramentas, saber como acessá-las, procurar as estruturas de fármacos e analisar os resultados. Este é o primeiro estudo publicado no Brasil que apresenta aula prática computacional sobre o tema farmacocinética. As aulas práticas utilizando os servidores Osiris e Molinspiration foram atraentes para os alunos, que desenvolveram as atividades com maior facilidade e sedimentaram o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pharmacokinetic study with computational tools in the medicinal chemistry course . (2011). Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, 47(4), 797-805. https://doi.org/10.1590/S1984-82502011000400017