Medication dispensing as an opportunity for patient counseling and approach to drug-related problems

Autores

  • Tatyana Xavier Almeida Matteucci Ferreira Federal University of Goias; Clinical Hospital
  • Luciana Resende Prudente Federal University of Goias; School of Pharmacy; University Pharmacy
  • Nathalie de Lourdes Souza Dewulf Federal University of Goias; School of Pharmacy
  • Mércia Pandolfo Provin Federal University of Goias; School of Pharmacy
  • Patrícia de Carvalho Mastroianni São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho"; School of Pharmaceutical Sciencies
  • Erika Aparecida da Silveira Federal University of Goias; Pos-graduation Program in Health Sciences; School of Medicine
  • Rita Goreti Amaral Federal University of Goias; School of Pharmacy

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1984-82502016000100017

Resumo

O objetivo foi descrever e avaliar um modelo de serviço de dispensação de medicamentos desenvolvido e implantado em uma Farmácia Comunitária no Brasil. Trata-se de restudo descritivo, observacional e quase-experimental, realizado no período de 21 de janeiro a 20 de abril de 2013. A descrição e avaliação do modelo foi realizada segundo os parâmetros: estrutura, processo e resultado.Os aspectos descritos e avaliados foram: 1. Estrutura: perfil dos pacientes, perfil profissiográfico dos farmacêuticos, estrutura física, material de informação; 2. Processo: problemas relacionados ao medicamento detectados, intervenções farmacêuticas realizadas, resultados das intervenções farmacêuticas; 3. Resultado: conhecimento do pacientes sobre os medicamentos utilizados. A dispensação proporcionou melhora do conhecimento do paciente sobre os medicamentos (p < 0,05), que demonstrou-se associada à complexidade da farmacoterapia (p < 0,05). Foram identificados majoritariamente problemas relacionados à falta de condições do paciente em utilizar o medicamento (52,94%). As intervenções farmacêuticas foram realizadas predominantemente junto ao paciente (86,27%) através do fornecimento de informações verbais (95,4%) e escritas (68,2%) e, em sua maioria, o problema que originou a intervenção foi totalmente resolvido (62,75%).O serviço foi capaz de identificar e resolver os problemas relacionados ao medicamento e contribuiu para a melhoria do conhecimento dos pacientes relativo aos medicamentos utilizados.

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Publicado

2016-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Medication dispensing as an opportunity for patient counseling and approach to drug-related problems . (2016). Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, 52(1), 151-162. https://doi.org/10.1590/S1984-82502016000100017