Biological and physicochemical stability of ceftazidime and aminophylline on glucose parenteral solution

Autores

  • Carolina Alves dos Santos University of São Paulo; School of Pharmaceutical Sciences
  • Laura Oliveira-Nascimento University of São Paulo; School of Pharmaceutical Sciences
  • Marcos Camargo Knirsch University of São Paulo; School of Pharmaceutical Sciences
  • Marco Antônio Stephano University of São Paulo; School of Pharmaceutical Sciences
  • Adalberto Pessoa Júnior University of São Paulo; School of Pharmaceutical Sciences
  • Thereza Christina Vessoni Penna University of São Paulo; School of Pharmaceutical Sciences

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1984-82502012000400013

Palavras-chave:

Fármacos^i2^sintera, Injetáveis, Soluções parenterais, Ceftazidima^i2^sestabilid, Aminofilina^i2^sestabilid, Cromatografia Líquida de Alto Desempenho^i2^sanálise quantitat, Concentração Inibitória Mínima (MIC)

Resumo

Ceftazidima é um antimicrobiano administrado por via parenteral, que apresenta amplo espectro de ação, principalmente contra Pseudomonas aeruginosa. O tempo em que a concentração sérica de ceftazidima permanece acima da concentração mínima inibitória (MIC) é um importante parâmetro farmacodinâmico para a determinação da eficácia antimicrobiana e pode ser potencializado através da utilização de infusão contínua em soluções parenterais (PS). Este artigo visa a avaliar a estabilidade da ceftazidima em solução de glicose 5%, na presença e na ausência do fármaco aminofilina, através de cromatografia líquida de alta eficiência HPLC e MIC durante o período de 24 horas. Os microorganismos selecionados para a determinação do MIC foram Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa. Os ensaios em cromatógrafo líquido confirmaram a estabilidade dos fármacos ceftazidima e aminofilina quando são individualmente associados em PS, enquanto os valores de MIC ficaram maiores que os valores encontrados na literatura. Quando ambos os fármacos foram associados na mesma solução parenteral a concentração de ceftazidima obtida por HPLC diminuiu 25% depois de 24 horas. Os valores de MIC mostraram maior decaimento da atividade antimicrobiana neste mesmo período e também valores de MIC alterados nas soluções preparadas no tempo zero, decaimento este que não foi detectado em HPLC. Os resultados indicaram incompatibilidade na associação dos fármacos em PS, enfatizando a importância dos resultados de MIC para interações de fármacos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Biological and physicochemical stability of ceftazidime and aminophylline on glucose parenteral solution . (2012). Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, 48(4), 691-698. https://doi.org/10.1590/S1984-82502012000400013