Medication errors: classification of seriousness, type, and of medications involved in the reports from a university teaching hospital

Autores

  • Gabriella Rejane dos Santos Dalmolin Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Research Laboratory in Bioethics and Research Ethics
  • Eloni Terezinha Rotta Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Pharmaceutical Service
  • José Roberto Goldim Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Bioethics Service

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1984-82502013000400019

Resumo

Erros envolvendo medicamentos ocorrem frequentemente em hospitais, possuem natureza multidisciplinar e podem ocorrer nas várias etapas da terapia medicamentosa. O estudo avaliou a seriedade, o tipo e os medicamentos envolvidos nos erros de medicação notificados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foram analisadas notificações de erros realizadas por escrito em 2010-2011. A amostra foi composta por 165 notificações. Cento e catorze notificações foram classificadas como erros de fato (erros de medicação) e 51 notificações, como erros potenciais. Apesar de se ter realizado maior número de notificações de erros de medicação em 2011, comparativamente a 2010, não houve alteração significativa no perfil de seriedade destes eventos. O tipo de erro mais frequente foi o de prescrição (48,25%). Os erros ocorridos ao longo do processo geraram, em algumas situações, novos erros de medicação associados. Nas 114 notificações de erros de medicação identificadas citaram-se 122 medicamentos. A reflexão sobre os erros de medicação e a possibilidade de danos decorrentes dos mesmos, assim como dos métodos para a sua identificação e avaliação, deve incluir uma ampla perspectiva dos aspectos envolvidos na sua ocorrência. A segurança dos pacientes depende deste processo de comunicação, do registro adequado das informações e do monitoramento propriamente dito.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Medication errors: classification of seriousness, type, and of medications involved in the reports from a university teaching hospital . (2013). Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, 49(4), 793-802. https://doi.org/10.1590/S1984-82502013000400019