políticas educativas y acceso a la educación superior

sobre la des-educación

Autores/as

  • Renata Guedes Mourão Macedo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i2p26-31

Resumen

reflexiones sobre el aceso a la educación superior en el Brasil contemporáneo

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Renata Guedes Mourão Macedo

    É pesquisadora do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS-USP) e professora convidada da Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP) de São Paulo, além de mestra e doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Ciências Sociais pela mesma instituição

Referencias

ALMEIDA, Wilson. "Os Herdeirose os bolsistas do ProUni na cidade de São Paulo". Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, n. 130, p. 85-100, mar. 2015. Disponíve em https://www.scielo.br/pdf/es/v36n130/0101-7330-es-36-130-00085.pdf

ALMEIDA, Heloisa Buarque; MACEDO, Renata M. “Discursos sobre a “nova classe média” na mídia: classe, gênero e raça em intersecção”. Anais do 39º Encontro Anual da Anpocs, Caxambu, MG, 2015.

BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. “Os excluídos do interior”. In: NOGUEIRA, Maria Alice;CATANI, Afrânio. (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis, Vozes, 1998.

COSTA, Henrique.“Estudantes do ProUni na crise do lulismo”. Revista Plural, v.26, 2019, pp. 289-311.

FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus e Edusp, 1966.

FIORI, Ana Letícia; ASSÊNSIO, Cibele; ANDRADE, Fabiana; TEIXEIRA, Jacqueline; PATRIARCA, Letizia; DAL BO, Talita. “O tempo e o vento: notas sobre a arte de burocratizar cotas na USP”. Revista de Antropologia, V.60, N.1, 2017, pp.55-83. Disponível em http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/132101

INEP.“Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas”. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf, acesso em 23/10/2019.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

MACEDO, Renata M. Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado. Tese (doutorado em Antropologia Social). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

MIGUEL, Luis Felipe. “Da ‘doutrinação marxista’ à ‘ideologia de gênero’ –Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro”. Revista Direito e Práxis, v.7, n.15, 2016, pp. 590-621. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/25163

PINHEIRO-MACHADO, Rosana; SCALCO, Lucia. “Da esperança ao ódio: juventude, política e pobreza do lulismo ao bolsonarismo”. Cadernos IHU Ideias, 2018. Disponível em http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ideias/278cadernosihuideias.pdf

RIBEIRO, Carlos Antonio Costa e SCHLEGEL, Rogerio.“Estratificação horizontal e ensino superior no Brasil (1960 a 2010)”. In: ARRETCHE, Marta (org). Trajetórias de desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo, Ed. Unesp, 2015.

SAMPAIO, Helena et al. “Expanding Access to Higher Education and its (Limited) Consequences for Social Inclusion: The Brazilian Experience”. Social Inclusion, 2019, V.7, I.1, pp.7-17. Disponível em https://www.cogitatiopress.com/socialinclusion/article/view/1672

SINGER, André.O lulismo em crise: um quebra-cabeça do período Dilma (2011-2016). São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Publicado

2019-12-20

Número

Sección

Conjuntura

Cómo citar

Macedo, R. G. M. (2019). políticas educativas y acceso a la educación superior: sobre la des-educación. Cadernos De Campo (São Paulo, 1991), 28(2), 26-31. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i2p26-31