Uma leitura crítica dos estudos de comunidade no Brasil: apresentação ao texto de Gioconda Mussolini

Autores/as

  • Andrea Ciacchi Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v18i18p281-285

Resumen

Gioconda Mussolini nasceu em São Paulo,
no Bom Retiro, em 1913, filha de um imigrante
italiano que havia chegado ao porto de Santos
em 1888. Terceira de sete irmãs, ela foi a única
que permaneceu solteira e teve acesso à educa-
ção superior. Concluída a escola normal (1932)
e após dois anos de estudos de aperfeiçoamento
no Instituto de Educação, que acabara de ser
criado por Fernando de Azevedo, em 1935 Gio-
conda foi admitida, como professora primária
comissionada, no curso de Ciências Sociais da
recém criada Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras da Universidade de São Paulo - FFCL.
Lá, foi aluna dos mestres da “Missão Francesa”
(Lévi-Strauss, Braudel, Arbousse Bastide, Mon-
beig, Magüé) e colega de Gilda de Mello e Souza
(então Moraes Rocha), Mário Wagner Vieira da
Cunha, Ruy Coelho, Décio de Almeida Prado e
Egon Schaden, entre outros.

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Biografía del autor/a

  • Andrea Ciacchi, Universidade Federal da Paraíba
    Professor do Departamento de Ciências Sociais/UFPB
    Doutor em Estudos Ibéricos/ Universidade de Bologna

Publicado

2009-03-30

Número

Sección

Especial

Cómo citar

Ciacchi, A. (2009). Uma leitura crítica dos estudos de comunidade no Brasil: apresentação ao texto de Gioconda Mussolini. Cadernos De Campo (São Paulo, 1991), 18(18), 281-285. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v18i18p281-285