Cinema, transferência e experiência catártica: breve análise do filme Matador, de Pedro Almodóvar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.56685Palavras-chave:
narrativa cinematográfica, estética da recepção, catarseResumo
Este artigo analisa o filme Matador, de Almodóvar, utilizando como abordagem os estudos da estética da recepção, teoria formulada por Hans Robert Jauss, e a teoria do filme de poesia, formulada por Píer Paolo Pasolini. As três atividades simultâneas que compõem a experiência estética, na visão de Jauss (a produção ou poiesis, a aisthesis ou fruição, e a katharsis, a experiência estética resultante), saem um pouco prejudicadas na obra de Almodóvar pelo excesso de armadilhas que o diretor coloca para o espectador.Downloads
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Publicado
2005-12-27
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Cinema, transferência e experiência catártica: breve análise do filme Matador, de Pedro Almodóvar. (2005). Caligrama (São Paulo. Online), 1(3). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.56685