Reflexões Sobre Little Rock: da Questão Negra à Questão Judaica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v43i2p20-32Palavras-chave:
Hannah Arendt, Questão Negra, Questão Judaica, Assimilação, Educação, Participação políticaResumo
Em Hannah Arendt and The Negro Question, Kathryn Sophia Belle aponta o erro de Arendt, em Reflexões Sobre Little Rock, em não reconhecer a integração escolar como um problema político de primeira grandeza. Segundo Belle, Arendt falha ao impor a rígida distinção entre o que é social e o que é político para interpretar o que se passou em Little Rock. Neste texto pretendo indicar por que Arendt compreende a educação como um tema social em Little Rock quando retornamos às suas reflexões sobre a Questão Judaica e por que ela insiste em não assumir o caráter político deste tema. O meu argumento é que, a partir deste retorno, percebemos Arendt sustentar a ideia de que a educação não foi suficiente para a assimilação do povo judeu na Europa Moderna. A formação, neste contexto, foi compreendida como um ganho social na medida em que permitiu parcialmente (ou temporariamente) a assimilação social, mas jamais redundou em participação política.
Downloads
Referências
ARENDT, H. A Condição Humana. Trad. Roberto Raposo. 11ª edição revista. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
ARENDT, H. Compreender: formação, exílio e totalitarismo. Org. Jerome Kohn. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
ARENDT, H. Escritos Judaicos. Manolé: São Paulo, 2016.
ARENDT, H. Origens do Totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das letras, 1989.
ARENDT, H. Responsabilidade e Julgamento. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ARENDT, H. Sobre a Revolução. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das letras, 2011.
ARENDT, H. Rahel Varnhagen: a vida de uma judia alemã na época do romantismo. Rios de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
ARENDT, H. “Sobre Hannah Arendt”. In: Revista Inquietude. Trad. Adriano Correia. Goiânia: v. 1; n. 2, 2010, p. 122-163. 2º Semestre.
BENHABIB, S. Situando o Self: gênero, comunidade e pós-modernismo na ética contemporânea. Tradução: Ana Cláudia Lopes, Renata Romolo Brito. Brasília: UnB, 2022.
BERNSTEIN, R. Hannah Arendt and The Jewish Question. The MIT Press:
Cambridge,1996.
BERNSTEIN, R. Por quer ler Hannah Arendt hoje? Tradução: Adriano Correia, Nádia Junqueira Ribeiro. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2021.
DU BOIS, W., “The Courts and the Negro Separate School”. Journal of Negro Education, vol. 4, no. 3 pp. 328-335, Jul, 1935.
GINES, Kathryn T. Hannah Arendt and the Negro Question. Bloomington: Indiana University Press, 2014.
HOOK, S. “Democracy and Segregation”, New Leader, pp . 4-5, 21 abril, 1958.
RIBEIRO, N. A distinção entre o social e o político em Hannah Arendt à luz da Questão Judaica (2022). 1 recurso online (243 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nádia Junqueira Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.