A escola e o estabelecimento da hierarquia na sociedade japonesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i2p125-136Palavras-chave:
Sociedade japonesa, Escola, Hierarquia social, Militarismo, RotinizaçãoResumo
A hierarquia social é um componente importante para a compreensão da sociedade japonesa. O presente trabalho pretende discutir a hierarquia na sociedade japonesa por meio da análise da escola, como uma das principais instituições de socialização. Para tanto, no primeiro momento, será empregado o método histórico na reconstituição da trajetória institucional das escolas do Japão, destacando-se os fatores de institucionalização da hierarquia, e por último, enfocará na estruturação e funcionamento da escola contemporânea, à luz do conceito de rotinização.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola. Dicionário de Política. 4ª. ed. Brasília, DF: Ed. Universidade de Brasília, 1992.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP; Porto
Alegre, RS: Zouk, 2008.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989 [1984].
GOFFMAN, Erving. A representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1975.
HIROOKA, Yoshiyuki. Kyôiku no Seido to Rekishi (O Sistema Educacional e História). Quioto:
Mineruva Shobo, 2007.
HOSHIBA, Tatsuo. “Nihon Bunkaron” wo Koete (Avançando além das Teorias da Cultura
Japonesa). Tóquio: Kadensha, 2019.
IWAI, H.; KONDO, H. Gendai Kyôiku Shakaigaku (Sociologia da Educação Contemporânea).
Tóquio: Yuhikaku, 2010.
JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia: guia prático da linguagem sociológica.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
KAWASE, Kazuma. Ashikagagakkô no Kenkyû (Estudo sobre a Escola Ashikaga). Tóquio:
Kodansha, 1974.
KIKUCHI, Wataru. Relações hierárquicas do Japão contemporâneo: um estudo da consciência
de hierarquia na sociedade japonesa. 2012. 221p. Tese (Doutorado em Ciência, Sociologia) –
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.
KOKUGAKUIN: site. Disponível em: <https://www.kokugakuin.ed.jp/admission/qa/>. Acesso em: 11 dez. 2020.
KUROKAWA, Masako. Gakkô ni okeru Taibatsu to Hô (O castigo físico na escola e a lei). In: SAKATA, Takashi. Gakkô to Hô (A Escola e a Lei). Tóquio: Hoso Daigaku Kyoiku Shinkokai, 2012. p. 107-118.
MOCHIZUKI, S.; HARIMOTO, H.; OKAMYO H. (Orgs.). Nihon no Kyôiku o Kangaeru –Genjô to Tembô (Reflexões sobre a Educação do Japão: realidade e perspectivas). Tóquio:
Gakubunsha, 2010.
MONKASHO, Ministry of Education, Culture, Sports, Science and Technology-Japan: site.
Disponível em: <https://www.mext.go.jp/a_menu/shotou/jinji/1411820_00001.htm>. Acesso
em: 12 dez. 2020.
NAKAMURA, Toshio. Kurabu wo Toinaosu (Rediscutindo o “Clube”). In: NAKANISHI, T.;
MORI, T. Nakamura Toshio Chosakushû Dai4kan Bukatsu-Kuraburon (Coleção Obras de
Nakamura Toshio Vol.4: discussão sobre a atividade de departamentos e “clubes”). Tóquio:
Sobunkikaku, 2009.
NAKANE, Chie. Tateshakaino Ningenkankei (As Relações Pessoais na Sociedade Vertical).
Tóquio: Kôdansha, 1967.
NAKANE, Chie. Tateshakaito Gendai Nihon (A Sociedade Vertical e o Japão Atual). Tóquio: Kôdansha, 2019.
NARUSAWA, Akira. Gendai Nihon no Shakai Chitsujo –rekishiteki kigen o motomete
(A Ordem Social do Japão Contemporâneo: na busca das origens históricas). Tóquio: Iwanami Shoten, 2011.
NIHONSHI KOJITEN HENSHU IINKAI (org.). Yamakawa Nihonshi Shôjiten (Pequeno
Dicionário Yamakawa de História do Japão). Tóquio: Yamakawa Shuppansha, 2016.
OGI, Naoki. Ai no Muchi toiu Sakkaku. Taibatsu wa eskarêto shi, kosodate no chikara o
ushinawaseru (A Ilusão do “chicote do amor”: o castigo físico recrudesce e elimina a
capacidade de criar os filhos). In: Nihon no Ronten 2007 – The Issues for Japan 2007, p.616-619. Tóquio: Bungei Shunju, 2006. REKISHI KYOIKUSHA KYOGIKAI (Org.). Nihon Shakai no Rekishi Jô Genshi Kodai - Kinsei (História da Sociedade Japonesa, vol. 1: Pré-história, Antiguidade a Pré-moderna). Tóquio: Otsuki Shoten, 2012.
SATO, M. et alii. Shôsetsu Nihonshi Kenkyû (Estudo detalhado da História do Japão). Tóquio:
Yamakawa, 2008.
TAKAGI, Shingen. Kûkai-Shôgai to sono Shûhen(Kûkai: trajetória de vida e afins). Tóquio:
Yoshikawa Kobunkan, 2009.
TOTSUKA, Hiroshi. Taibatsu ga Kodomo o Yomigaeraseru –seizensetsu ni motozuku waga
yotto sukûru no tokuiku (O castigo físico ressuscita a criança: a educação da nossa escola de
iatismo que se baseia no princípio da bondade dos humanos). In: Nihon no Ronten 2007 –The
Issues for Japan 2007,p.616-619. Tóquio: Bungei Shunju, 2006.
TSUCHIYA, Motonori. Gendaikyôikuseidoron (Teoria do Sistema Educacional Contemporâneo). Quioto: Minerva Shobo, 2011.
UZAWA, Hirofumi. Nihon no Kyôiku wo Kangaeru (Refletindo sobre a Educação do Japão).
Tóquio: Iwanami Shoten, 1998. WHANG, Soon Hee. Dôsôkai no Shakaigaku – Gakkôteki Shintai Bunka, Shinrai, Nettowâku (A Sociologia dos Encontros de Formados: a cultura corporal, confiança e rede das escolas). Quioto: Sekai Shisosha, 2007.
WOLFEREN, K. van. The Enigma of Japanese Power. Vol. 2. Tóquio: Hayakawa, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Wataru Kikuchi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.