Proposta de uma metodologia intercultural na construção de artigos científicos por estudantes indígenas do PPGET ¬UFGD
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i2p137-148Palavras-chave:
Cultura, Pesuisa, Interculturalidade, SobrevivênciaResumo
O artigo apresenta uma proposta de uma metodologia intercultural de pesquisa na construção de artigos científicos por estudantes indígenas Guarani, Kaiowá e Terena do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade – PPGET da UFGD. De acordo com a metodologia, partimos de uma perspectiva qualitativa desde as abordagens Etic e Emic, e como marco referencial, os pensamentos de clássicos como (BOAS, 1964); (PIKE,1967); (DE SOUSA SANTOS, 2018); (SCHADEN, 1969); (ANDER-EGG, 2009); (FREIRE,2002); (GIZBURG,1990); (MORIN, 2012) entre outros autores como: (ESPINA, 2006); (APARÍCIO, 2011); (DÁVILA, 2012); (VÁSQUEZ, 2011); (PIOVEZANA, 2018) e (MARTINS, 2015, 2019). Para tanto, realizamos um recorrido sobre o conceito de interculturalidade utilizado como metodologia de pesquisa, e portanto, elemento capaz de por meio da elaboração de artigos científicos, manter viva a cultura indígena sufocada pela população em seu entorno por interesses políticos e econômicos.
Downloads
Referências
APARÍCIO, J. M. G. Interculturalidad, educación y plurilinguismo en América latina.
Madrid: Pirámide, 2011.
APARÍCIO, J. M. G; BURGOS, M. Á. D. Multiculturalidad, interculturalidad e intraculturalidad. Revista E20, año V,n. 9, 2011.
AZQUETA, D. El conocimiento indígena. Madrid: Watu. 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 LDA, 2009.
BOAS, F. Cuestiones fundamentales de antropologia cultural. Buenos Aires: Ed. Solar, 1964.
CAMPOS, A. L. A. A produção do conhecimento: teoria e ciência dos modelos (Histórico e
conceituação de interdisciplinaridade). Tempo & Memória , São Paulo, v. 2, 2004.
D’ANGELIS, W. R. Línguas Indígenas Precisam de Escritores? Como formálos? Brasília,
MEC. 2005.
D’ÁVILA, A. M. Da coexistência à convivência com o outro: Entre o multiculturalismo e a
interculturalidade.Rev. Inter. Mob. Humano XX, nº 38, p. 67-81, jan./jun. 2012.
DE SOUSA SANTOS, B. Construindo as epistemologias do sul para um pensamento alternativo de alternativas. Buenos Aires: CLACSO, 2018.
ESPINA, Á. B. Culturas locales ibero-americanas, comunicación e interculturalidad. In: _____.
(Ed.). Conocimiento local, comunicación e interculturalidad. Recife: Massangana, 2006.
ESTEBAN, G. M. La multimetodología autobiográfica extendida y los fondos de identidad.
Revista de Ciencias Sociales (RCS) Vol. XVIII, No. 4, FACES-LUZ Octubre-Diciembre 2012,
pp. 587–600.
FONTELES FILHO. J.M. Subjetivaçao e educaçao indígena. Fortaleza: UFC, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 2002. FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
GREGOLIN, M. D. A análise do discurso: conceitos e aplicações. São Paulo: Alfa, 1995.
GREIMAS, A. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Rio de Janeiro: Vozes, 1975.
HALL, S. Más allá de la cultura. Barcelona: Gustavo i Gili, 1978.
HAYANO, D. Poker faces: The life and work of professional card players, Berkeley: University of California Press, 1982.
KYMLICKA, W. Ciudadanía multicultural. Barcelona: Paidós, 1996.
MARTINS, Daniel Valério. A intraculturalidade nas comunidades indígenas da região
metropolitana de Fortaleza-CE, Brasil: caminho para o desenvolvimento e sobreculturalidade.
Repositório USAL, 2015.
MARTINS, Daniel Valério. A intraculturalidade nas comunidades indígenas da região met
ropolitana de Fortaleza-CE, Brasil:caminho para o desenvolvimento e sobreculturalidade.
Ed. Vitor, 2016.
MARTINS, Daniel Valério. A contribuição científica dos Tremembé através da educação
diferenciada e intercultural com base nos saberes tradicionais.
Universidad de Burgos, 2019.
MAZIÈRE, F. A análise do discurso: história e prática. São Paulo: Parábola, 2017.
MONTES, C. P. Educación multicultural y antropología ante la inmigración. De la tolerancia a
la interculturalidad. In: BARRIO, A. B. Antropología en Castilla y león e Iberoamérica, V.
Emigración e Integración cultural Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2003.p. 65-73.
MORIN, Edgar. Abertura. In: ALMEIDA, M. C.;CARVALHO, E. A.; CASTRO, G. (Org.). Ensaios de Complexidade. Porto Alegre:Sulina, 1997.
MORIN, Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 20ª ed.
Rio de Janeiro: Bertrand, 2012
NASCIMENTO, André Marques. Português Intercultural: fundamentos para a educação inguística de professores e professoras indígena em formação superior específica numa
licenciatura intercultural. (2012)Tese (Doutorado em letras e linguística) – Universidade
Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2012.
PIKE, KENNETH L. El lenguaje en relación con una teoría unificada de la estructura
del comportamiento humano. Janua Linguarum, v. 32, 1967. (Série Maior).
PIOVEZANA, L. SANTOS, J.A. NARSIZO, A.P. Propuesta de una metodología intercultural
para una pedagogía indígena: la experiencia de las licenciaturas interculturales indígenas con
el pueblo Kaingang. Rev. Bras. Estud. Pedagog. Brasília, v. 99, n. 251, p. 189-204, jan./abr.
POZZER, A.
Educação e interculturalidade: conhecimentos, saberes e práticas descoloniais.
Blumenau: Edifurb,2014.
RIBEIRO, D. A política indigenista brasileira. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, 1962.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global, 2015.
RICHARDSON, L. Writing. A Method of Inquiry. In: DENZIN, N.;LINCOLN, Y. (Eds.), Collecting and Interpreting Qualitative Materials, Thousand Oaks, California: Sage, 2003.
SCHADEN, E. Aculturação indígena. São Paulo: Ed. USP, 1969.
SWAIN, Marrill. Bilinguismo sem lágrimas. In: CUMMINS, J.;SWAIN, M.Vilingualism in
education: aspectsoftheory, reserchandpractice. (cap. 6). Lodres: Logman, 1986.
VÁSQUEZ, K. M. “Diverso universo”, Diversidad y transculturalidad. In: APARÍCIO, J. M.
Interculturalidad, Educación y Plurilinguismo en América Latina. Madrid: Pirámide. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Daniel Valério Martins, Cássio Knapp

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.