Memória de longa duração: um estudo sobre a consolidação das trajetórias de imigrantes norte-americanos no contexto de 1859 a 1870 nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v35i1p147-164Palavras-chave:
Imigração, História, Memória, PatrimônioResumo
Alguns personagens norte-americanos contribuíram para que, nas cidades do Rio de Janeiro de 1859 e de São Paulo de 1870, houvesse mudanças sociais e educacionais significativas. Interessa neste artigo apontar para as relações entre alguns missionários presbiterianos que vieram para o Brasil como Ashbel Green Simonton (1833-1867) e George W. Chamberlain (1839-1902), além de importantes educadoras: Mary A. Annesley Chamberlain, Mary Parker Dascomb, Phebe R. Thomas e Marcia P. Brown. A "memória de longa duração", que se refere à ênfase dada pelos Annales aos processos históricos ou aos longos períodos que superam a história dos acontecimentos, evocam a problematização que se aventa: como tem sido a aquisição, a consolidação e a evocação da memória de tais protagonistas ao longo do tempo? A metodologia de base bibliográfica parte de fontes históricas como Garcez (1969), Motta (1970), Matos (2004), Braudel (1950), dentre outros. Espera-se que a história seja revisitada, a memória evocada e as relações entre sujeitos evidenciem os fatos passados e apontem para os ganhos do presente além de destacar a permanência do legado deixado por tais agentes.
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