Mercado público de Água Fria: a formação de um enredo comercial no bairro à luz do seu marco referencial

Autores/as

  • Bruno Maia Halley Universidade Federal Fluminense
  • Daniela Burle de Loiola Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v23i1p145-168

Palabras clave:

Água Fria, Mercado Público, Identidade, Recife

Resumen

O artigo trata de Água Fria, da trajetória do bairro no contexto da zona norte do Recife, que anteriormente, nos últimos decênios do século XIX, se constituía num pequeno arrabalde nascido do próspero povoado de Beberibe, situado às margens do rio homônimo. Centrado nesse plano histórico, o presente texto busca resgatar a segunda etapa de expansão do bairro, em meados do século XX, à luz do processo de modernização dos subúrbios recifenses. É um momento de construção do símbolo comercial do lugar, o Mercado Público de Água Fria, lócus principal das relações sociais do seio comercial do bairro que confere identidade aos moradores de Água Fria, malgrado os novos modelos de consumo e comportamento subjacentes à vida de relações da metrópole, que afasta o morador do seu local de vivência, da sua vida de bairro.

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Biografía del autor/a

  • Bruno Maia Halley, Universidade Federal Fluminense
    Doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e Pesquisador associado do Laboratório de Estudos sobre espaço, cultura e política da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
  • Daniela Burle de Loiola, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
    Mestranda em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Número

Sección

Dossiê Amazônia

Cómo citar

Halley, B. M., & Loiola, D. B. de. (2012). Mercado público de Água Fria: a formação de um enredo comercial no bairro à luz do seu marco referencial. Cadernos CERU, 23(1), 145-168. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v23i1p145-168