Mercado público de Água Fria: a formação de um enredo comercial no bairro à luz do seu marco referencial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v23i1p145-168Palabras clave:
Água Fria, Mercado Público, Identidade, RecifeResumen
O artigo trata de Água Fria, da trajetória do bairro no contexto da zona norte do Recife, que anteriormente, nos últimos decênios do século XIX, se constituía num pequeno arrabalde nascido do próspero povoado de Beberibe, situado às margens do rio homônimo. Centrado nesse plano histórico, o presente texto busca resgatar a segunda etapa de expansão do bairro, em meados do século XX, à luz do processo de modernização dos subúrbios recifenses. É um momento de construção do símbolo comercial do lugar, o Mercado Público de Água Fria, lócus principal das relações sociais do seio comercial do bairro que confere identidade aos moradores de Água Fria, malgrado os novos modelos de consumo e comportamento subjacentes à vida de relações da metrópole, que afasta o morador do seu local de vivência, da sua vida de bairro.Descargas
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Número
Sección
Dossiê Amazônia
Cómo citar
Halley, B. M., & Loiola, D. B. de. (2012). Mercado público de Água Fria: a formação de um enredo comercial no bairro à luz do seu marco referencial. Cadernos CERU, 23(1), 145-168. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v23i1p145-168