RESGATANDO IMAGENS, COLOCANDO NOVAS DÚVIDAS: REFLEXÕES SOBRE O USO DE FOTOS NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Zeila de Brito Fabri Demartini Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Centro de Estudos Rurais e Urbanos/ Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v8i0p9-28

Palavras-chave:

Imagens, Pesquisa, Educação, Demartini

Resumo

Na reconstrução da História da Educação no Brasil hl um campo abeto para reflexão quanto à utilização de imagens neste processo. Este anigo aborda alguns pontos que a prática de pesquisa tem colocado: I) as imagens durante o processo de entrevista e suas implica.çCros: 2) o relaciona-mento dos depositários das fotos com as mesmas: 3) as formas de comunica. ção entre agentes educacionais permitidas pela existência de imagens (di vol. gaçãoiavaliação):4) 0 conteúdo das fotos e as novas possibilidades de análise que coloca. A análise dstas questões baseia-se em algumas pesquisas reali-zadas junto a professores no estado de São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Zeila de Brito Fabri Demartini, Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Centro de Estudos Rurais e Urbanos/ Universidade Estadual de Campinas
    Professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Demartini, Z. de B. F. (1997). RESGATANDO IMAGENS, COLOCANDO NOVAS DÚVIDAS: REFLEXÕES SOBRE O USO DE FOTOS NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Cadernos CERU, 8, 9-28. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v8i0p9-28