Avaliação de cursos de educação superior à distância
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p263-276Palavras-chave:
Avaliação de cursos à distância, Ensino Superior no Brasil, Educação à distância, Educação superiorResumo
Desde meados dos anos de 1990, o Estado vem incentivando e criando facilidades para a abertura e expansão de instituições privadas de ensino superior. O crescimento gradativo dessas instituições tem concorrido para o aumento da oferta de cursos de graduação presenciais e a distância, em todo o país. Em relação à modalidade a distância, a questão central que se coloca é: como avaliar adequadamente a sua qualidade tendo em vista a insuficiência do formato tradicional de avaliação usado em cursos presenciais? O presente artigo sistematiza informações referentes a um conjunto de categorias que constituem um referencial importante para os processos de regulação de cursos de educação superior a distância. Essas categorias resultaram na proposição de uma matriz de avaliação que inclui aspectos pertinentes à coordenação, docência, tutoria, equipe técnica e alunos e elementos como: material didático, ambiente de veiculação da programação e suporte técnico, entre outros. Para além da melhoria da qualidade, a proposição de intervenções visando alterações e/ou aperfeicoamento das programações a distância constitui uma medida social e política de democratização do acesso à educação superior.
Downloads
Referências
IHEP & NEA & BLACKBOARD. Quality on the line: benchmarks for success in Internet-baseddistance education. Recuperado em 24 de novembro de 2005. <http://www.ihep.org/Pubs/PDF/Quality.pdf>.
MEC/SED. Ministério da Educação /Secretaria de Ensino a Distância (1998). Indicações deQualidade para cursos a distância. Recuperado em 08 de outubro de 2006. Disponível em:<http://mec.gov.br>.
PONTES, C. C. C.; ACCORSI, A.; PERAZZA, R. A. Indicadores de Qualidade para cursos deensino da distância on-line. Revista Administração Online, São Paulo. v. 05, n. 01, p. 40-50, jan./fev./mar. 2004
PONTES, C. C. C.; SILVA, D; APRILE, M. R.; MORAN, J. M. Estudo de metodologias paraavaliação de Cursos de Ensino a distância em Instituições de Ensino Superior. Projeto CNPQ –CERU – Laboratório de Novas Tecnologias da Faculdade de Educação da UNICAMP, 2006
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Cadernos CERU
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.