O papel da Contabilidade Gerencial no processo empresarial de criação de valor

Autores

  • Clóvis Luiz Padoveze Universidade Metodista de Piracicaba; Departamento de Contabilidade e Finanças

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-92511999000200003

Resumo

Segundo a International Federation of Accountants - IFAC, o atual estágio da Contabilidade Gerencial, que abarca todos os estágios evolutivos anteriores, centra-se no processo de criação de valor através do uso efetivo dos recurosos empresariais. Esta função-objetivo também tem sido reconhecida por diversos cientistas e autores contábeis, sendo em alguns casos, determinante para a estruturação de livros-textos de Contabilidade Gerencial ou de Custos. O conceito de criação de valor para a empresa é um conceito também adotado como objetivo primário da Administração Financeira. Mais recentemente, tem-se visto a expansão do conceito do Economic Value Added - EVA ( Valor Econômico Adicionado), tanto na área financeira como na área contábil propriamente dita. Na abordagem da Gestão Estratégica de Custos conceito similar é adotado, focalizando as atividades internas desenvolvidas pelas entidades empresariais, separando-as em atividades que adicionam valor e atividades que não adicionam valor. Contudo, apesar do conceito de atividades que adiciona valor ser similar aos conceitos de criação de valor e ao conceito de valor econômico adicionado, eles podem ser entendidos diferentemente. O conceito de atividade que adiciona valor está mais ligado às atividades internas da companhia e conceitos de redução de custos, atividades necessárias ou desnecessárias, enquanto que os outros dois conceitos estão ligados ao conceito de custo de oportunidade do capital dos acionistas da empresa. Outro ponto fundamental é o conceito da Ciência Econômica de criação de valor, através da atividade produtiva e, conseqüentemente, de valor agregado no processamento de recursos recebidos e utilizados na empresa, transformando-os em produtos finais, os quais têm um preço de mercado. Desta maneira, o papel da Contabilidade no processo de criação de valor tem dois pontos referenciais: primeiro, o valor dos produtos finais, que é o valor criado ou agregado pelo processo produtivo; segundo, o custo de oportunidade do capital, que possibilita a mensuração do valor econômico adicionado.

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Publicado

1999-08-01

Edição

Seção

nd

Como Citar

Padoveze, C. L. (1999). O papel da Contabilidade Gerencial no processo empresarial de criação de valor . Caderno De Estudos, 21, 01-16. https://doi.org/10.1590/S1413-92511999000200003