Mira Schendel
todas as formas de dizer o indizível
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i25p181-197Mots-clés :
Mira Schendel, Artes plásticas, Arte contemporânea, Imagem poética, Poesia concretaRésumé
E quando nem os preceitos, nem a prática, nem a arte produzida são passíveis de uma classificação definitiva? E quando o fazer artístico consegue se desconectar da história, do tempo, e transitar livremente entre a palavra e o silêncio, entre a imagem e a transparência, a escultura e o vazio? Esses questionamentos talvez não deixassem o plano das abstrações se pelo concreto Haroldo de Campos não tivesse chegado à Mira Schendel. Nesta artista além-métodos e teorias e disposta a um esforço enorme, ao mesmo que sutil, para significar sua alma de artista em diferentes suportes expressivos, o desejo de dizer é latente. A nós, resta o prazer de escutá-lo.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
Références
ANDRADE, Gênese. Haroldo de Campos e as artes visuais. In: Roteiros de palavras, sons, imagens. Os diálogos transcriativos de Haroldo de Campos. Jasmin Wrobel (org.). Biblioteca Luso-Brasileira: Frankfurt am Main, 2018, pp. 203-220.
BANDEIRA, João; BARROS, Lenora de (org.). Poesia Concreta: o Projeto verbivocovisual. São Paulo: Artemeios, 2008.
BARSON, Tanya et. al, Mira Schendel. Tanya Barson e Taisa Palhares (Org.). Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo; Fundação de Serralves, Porto, 2014.
CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. 2ª ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1975.
CHAUÍ, Marilena. Merleau-Ponty: obra de arte e filosofia. In: Artepensamento. NOVAES, Adauto (Org.). São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1994, pp. 467-491.
DIAS, Geraldo Souza. Mira Schendel: do espiritual à corporiedade. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
MAGALHAES, Roberto Carvalho de. História da Arte ou Estória da Arte? Varias hist., Belo Horizonte , v. 24, n. 40, p. 407-418, Dec. 2008. Disponível em < http://ref.scielo.org/23n3k6>. Acesso em 25/08/2019.
MARQUES, Maria Eduarda. Mira Schendel. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
PÉREZ-ORAMAS, Luis (org.). Léon Ferrari e Mira Schendel: o alfabeto enfurecido. São Paulo: Cosac Naif, Nova York: MOMA, 2010.
SALZSTEIN, Sônia (org.). No vazio do mundo: Mira Schendel. São Paulo: Marca D'Água/ Galeria de Arte do SESI, 1996
BANDEIRA, João; BARROS, Lenora de (org.). Poesia Concreta: o Projeto verbivocovisual. São Paulo: Artemeios, 2008.
BARSON, Tanya et. al, Mira Schendel. Tanya Barson e Taisa Palhares (Org.). Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo; Fundação de Serralves, Porto, 2014.
CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. 2ª ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1975.
CHAUÍ, Marilena. Merleau-Ponty: obra de arte e filosofia. In: Artepensamento. NOVAES, Adauto (Org.). São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1994, pp. 467-491.
DIAS, Geraldo Souza. Mira Schendel: do espiritual à corporiedade. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
MAGALHAES, Roberto Carvalho de. História da Arte ou Estória da Arte? Varias hist., Belo Horizonte , v. 24, n. 40, p. 407-418, Dec. 2008. Disponível em < http://ref.scielo.org/23n3k6>. Acesso em 25/08/2019.
MARQUES, Maria Eduarda. Mira Schendel. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
PÉREZ-ORAMAS, Luis (org.). Léon Ferrari e Mira Schendel: o alfabeto enfurecido. São Paulo: Cosac Naif, Nova York: MOMA, 2010.
SALZSTEIN, Sônia (org.). No vazio do mundo: Mira Schendel. São Paulo: Marca D'Água/ Galeria de Arte do SESI, 1996
Téléchargements
Publiée
2019-12-27
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).
Comment citer
Batistela, E. D. (2019). Mira Schendel: todas as formas de dizer o indizível. Revista Criação & Crítica, 1(25), 181-197. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i25p181-197