Ensaio entre a crítica e literatura enquanto experiência poético filosófica
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i36p274-298Mots-clés :
Intersecções, Experiência crítico literária, Filosofia, PoesiaRésumé
Esse singelo texto traz em seu intento a ousadia de ensaiar entre a crítica e a literatura enquanto experiência poética filosófica. Consiste em enfatizar a relação entre a condição da Poesia diante da Filosofia, seus potenciais intersecções, bem como salienta o lugar donde se constrói a vivência da escrita tal qual resistência inventiva, no sentido de encontrar um lampejo de criatividade .Aliás , considerar referências filosóficas na dimensão poética abre espaço para elaboração de um estilo constituído a partir das vivências de ambas leituras, tanto poética , tanto filosófica, em busca de um caminho possível de alargar a compreensão dos limites e intersecções da experiência poético filosófica.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ANDRADE, Mário de. Amar, Verbo Intransitivo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
ARANHA, Graça. Canaã (introdução de Alphonsus de Guimarães Filho). 1ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1982.
ARISTÓTELES. A poética clássica/ Aristóteles, Horácio, Longino; introdução 7. Ed. por Roberto de Oliveira Brandão; tradução direta do grego e do latim por Jaime Bruna. - 12, Ed. :São Paulo: Cultrix: 2005.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Org. Ivo Barroso. Volume único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
CANDIDO, A. Literatura de dois gumes, in: A educação pela noite & outros ensaios. 2. ed. São Paulo: Ática, 1989. p. 163 – 180.
DUARTE, Rodrigo (Org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. 1ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
HEGEL, G. W. F. Estética o belo artístico ou ideal. Trad. Orlando Vitorino. São Paulo: Editora Nova Cultural, 2005.
HEIDEGGER, Martin. “... poeticamente o homem habita...". In: Ensaios e conferências. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
HEIDEGGER, Martin. A linguagem, in: A caminho da linguagem. Trad. Márcia Sá Cavalcante Shuback. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2003.
HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte, in: Caminhos de Floresta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014a.
LOBATO. J.B.M. Urupês. São Paulo: Brasiliense, 1976. ed. 13. Ideias de Jeca Tatu. São Paulo: Brasiliense, 1978. ed. 13.
LORENZ, A.B. Autonomia de Kant e autenticidade em Heidegger: das possibilidades da linguagem. Kínesis, Vol. V, n° 10, Dezembro 2013, p. 101-119.
KANT, I. Textos Seletos. Trad. Raimundo Vier. Petrópolis: Vozes, 1974
KANT, Immanuel. Observações sobre o Sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as Doenças Mentais. Campinas, SP: Papirus, 1993, p. 19.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos, São Paulo: Martins Fontes, 1991.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
NUNES, Benedito. A visão romântica. In: GUINSBURG, j.(org.) O Romantismo. São Paulo.Perspectiva,1993.
PLATÃO. O banquete. In: LICHTENSTEIN, J. (Org.). A pintura: o belo. São Paulo: 34, 2004. v. 4, p.19-22.
PLATÃO. A República (trad. J. Guinsburg) Difusão Européia do Livro, São Paulo, 1965.
SANTORO, F. “Sobre a estética de Aristóteles”. In: Viso: Cadernos de estética aplicada, v. I, n. 2 (mai-ago/ 2007), pp. 1-13.
SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do belo. São Paulo: Unesp, 2003.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação (W I). Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora da Unesp, 2005.
SETENTA, Jussara Sobreira. Estéticas e poéticas da arte e da dança. Salvador: UFBA, Escola de Dança; Superintendência de Educação a Distância, 2018.
SILVA, Franklin. Bergson, Proust: tensões do tempo. In: Novaes, Adauto (Org.) Tempo e História. São Paulo: Cia das Letras,1992.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Benedito Nunes: a arte de pensar. Rapsódia - Almanaque de Filosofia e Arte, São Paulo, n. 6, p. 5-12, 2012.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).