Beariz Sarlo, teacher (a commentary on method)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p233-239

Keywords:

Beatriz Sarlo

Abstract

Resenha de SARLO, Beatriz. Clases de literatura argentina: Facultad de Filosofía y Letras, UBA, 1984-1988. Editado por Sylvia Saítta. Buenos Aires: Siglo XXI, 2022

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Natan Schmitz Kremer, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutorando em Ciências Humanas (área Condição Humana na Modernidade) e graduando em Letras Português na Universidade Federal de Santa Catarina, é Mestre em Sociologia (2022) e Bacharel (2020) e Licenciado (2019) em Ciências Sociais pela mesma instituição. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (CNPq/UFSC) e bolsista de doutorado da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (FUMDES/UNIEDU). Realiza atualmente estágio sanduíche na Universidad Nacional de San Martín, Argentina, com bolsa SWE/CNPQ, assim como frequentou, em 2016.2, a Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad de la Repúbica, Uruguai (bolsa mobilididad/AUGM) e estudou na Escuela Juana de Arco, no México (2011.2 e 2012.1). Interessa-se pelas temáticas que envolvem sociologia e literatura, relação entre modernismo e modernidade/literatura e sociedade, estética, vanguarda e modernidades periféricas, estudando os anos 1950. Contato: natan.kremer@gmail.com

  • Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

    Alexandre Fernandez Vaz é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1995), onde estudou com Selvino Assmann e Marli Auras, e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha, onde estudou, entre outros, com Detlev Claussen, Andreas Trebels, Oskar Negt e Regina Becker-Schmidt. Na UFSC desde 1998, onde hoje é Professor Titular, foi Coordenador Geral de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação e membro da Câmara de Pesquisa da instituição. É professor dos programas de Pós-graduação em Educação (do qual foi subcoordenador por um breve período em 2020 e onde hoje atua como colaborador) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (Doutorado), e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea. É representante da UFSC no Núcleo Disciplinar de Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) ? (Portaria n 13/2019/SINTER, 19/12/2019). É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq desde 2005, nível 1 a partir de 2014 (atualmente 1C). Foi Pesquisador Visitante (Gastwissenschaftler) na Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, no Instituto de Sociologia (Área de Trabalho: Teoria Sociológica) e desenvolveu pesquisa pós-doutoral nos Arquivos da Academia das Artes de Berlim. Desde 2006 vem atuando como Professor Visitante na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, na Universidad de Antioquia, na Colômbia, no Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politecnico Nacional, México, e na Universidad de La República e na ACJ, Uruguai. Tem colaborado com instituições de pesquisa como SCIELO, DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Fundação Humboldt (Alemanha), CSIC (Comisión Sectorial de Investigación Científica Uruguay) e Secretaria de Ciencia y Tecnica (UNLP Argentina), além de CNPq, CAPES, FAPESP e outras fundações estaduais de pesquisa. É editor da Revista de Políticas Educativas (Poled), da AUGM, dos Cadernos de Formação RBCE e da Contemporânea: uma quase revista, publicação destinada ao debate crítico sobre cultura e sociedade. Foi editor-chefe da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, durante dez anos, e editor-adjunto da Extensio: revista de extensão da UFSC, durante um ano e meio. É revisor de duas dezenas de periódicos, no Brasil e no exterior, assim como componente de comitês e comissões editoriais de diversas revistas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha. Compôs a comissão de avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação interdisciplinares (Câmara 2, Humanidades), na CAPES (2017). Atua eventualmente como tradutor do Alemão, do Espanhol e do Inglês ao Português. Suas principais publicações se referem à Teoria Social Contemporânea, Estética, Sociologia da Cultura e da Política e Processos de Escolarização, com ênfase nas experiências corporais.

References

GERBAUDO, A. Políticas de exhumación: las clases de los críticos en la universidad argentina de la posdictadura 1984-1985. Santa Fe; Buenos Aires: UNL; UNGS, 2016.

MASOTTA, O. Sexo y traición en Roberto Arlt. 2ª Ed. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2008.

SARLO, B. La imaginación técnica: sueños modernos de la cultura argentina. 2ª ed. Buenos Aires: Nueva Visión, 2004.

SARLO, B. Borges, un escritor en las orillas. 2ª ed. Buenos Aires: Seix Barral, 2007a.

SARLO, B. La batalla de las ideas (1943-1973). 2ª ed. Buenos Aires: Emecé, 2007b.

SARLO, B. Modernidade periférica: Buenos Aires 1920 e 1930. Tradução: Júlio Pimentel Pinto. São Paulo: CosacNaify, 2010.

SARLO, B. A cidade vista: mercadorias e cultura urbana. Tradução: Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

SARLO, B. Escritos sobre literatura argentina. 2ª ed. Buenos Aires: Siglo XXI, 2019.

SARLO, B. Clases de literatura argentina: Facultad de Filosofía y Letras, UBA, 1984-1988. Editado por Sylvia Saítta. Buenos Aires: Siglo XXI, 2022.

Published

2023-08-02

How to Cite

Kremer, N. S., & Fernandez Vaz, A. . (2023). Beariz Sarlo, teacher (a commentary on method). Revista Criação & Crítica, 35, 233-239. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p233-239