Um café com a Medusa, Ana Martins Marques e Hélène Cixous

Autores/as

  • Juliana dos Santos Gelmini Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p132-147

Palabras clave:

Crítica feminista, Hélène Cixous, Poesia brasileira contemporânea, Ana Martins Marques, Figuras femininas, Medusa

Resumen

Ana Martins Marques (Belo Horizonte, 1977) é uma das vozes protagonistas na cena da poesia brasileira contemporânea. Meu objetivo neste artigo é investigar a reescrita da figura feminina Medusa, a partir da leitura crítico-interpretativa do poema “Um café com a Medusa”, publicado no livro Risque esta palavra (2021), tomando por base a crítica feminista de Hélène Cixous, em O riso da Medusa. Neste poema, vemos o deslocamento da representação da personagem feminina da condição de objeto para sujeito do discurso, como pretendia Beauvoir, no livro considerado como fundador do feminismo O segundo sexo.  Para nós, com Ana Martins Marques e Cixous, “basta olhar a Medusa de frente para vê-la: ela não é mortal. Ela é bela, e ela ri” (CIXOUS, 2022, p. 62).

 

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Publicado

2023-08-02

Cómo citar

Gelmini, J. dos S. (2023). Um café com a Medusa, Ana Martins Marques e Hélène Cixous. Revista Criação & Crítica, 35, 132-147. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p132-147