As múltiplas críticas da crítica de Leyla Perrone-Moisés
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p240-255Mots-clés :
Leyla Perrone-Moisés, Crítica literária brasileira, Crítica literária francesa, Roland BarthesRésumé
O artigo tem como objetivo explorar os artigos de Leyla Perrone-Moisés sobre crítica literária publicados em jornais paulistas de 1960 a 2003. Para isso, em primeiro lugar, discutimos sua bagagem teórica inicial, que permeou suas escolhas e deslumbramentos. Em seguida, procuramos dar conta de três momentos diferentes: suas primeiras contribuições no Suplemento literário do Estado de São Paulo, sobre Blanchot e Barthes, nos anos 60, e as polêmicas com a crítica de inspiração marxista, nos anos 90 e com os estudos culturais, no início dos anos 2000, no jornal Folha de São Paulo. Nos três momentos, tentamos mostrar que, para além de seu objeto inicial de sua crítica, sempre há outro objeto no horizonte, produzindo uma crítica da crítica múltipla.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BRANDINI, L. T. Imagens de Roland Barthes no Brasil. Tese Inédita. São Paulo/ Genebra: Universidade de São Paulo/ Universidade de Genebra, 2013. Portal de teses da Universidade de São Paulo. DOI: 10.11606/T.8.2013.tde-13022014-102229
CARONE, M. O poeta da sedição. Caderno Mais! Folha de São Paulo, 20/04/1997.
HIDALGO N., M. Leyla Perrone-Moisés y algunas modulaciones barthesianas en Brasil em torno a la crítica y la literatura. ALEA. Rio de Janeiro, vol. 18/2, maio-agosto 2016.
NATALI, M. El acta de nacimiento de la musa: Cómo (no) leer la deconstrucción en São Paulo. Em: AGUILAR, G.; AMIGO PINO, C.; MIRIZIO, A., Travesías, críticas, obstrucciones. La circulación de la teoria francesa en América Latina. São Paulo: Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/9788575064207
PERRONE-MOISÉS, L. Vivos na memória. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
PERRONE-MOISÉS, L. Lição de casa. [Posfácio]. Aula. São Paulo: Cultrix, 2004 [1980].
PERRONE-MOISÉS, L. “Edward Said, o intelectual fora de lugar”. Caderno Mais! Folha de São Paulo, 29/06/2003.
PERRONE-MOISÉS, L. Em defesa da literatura. Caderno Mais! Folha de São Paulo, 18/06/2000.
PERRONE-MOISÉS, L. Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
PERRONE-MOISÉS, L. Baudelaire reabilitado. Caderno Mais! Folha de São Paulo, 11/05/1997.
PERRONE-MOISÉS, L. Que fim levou a crítica literária? Caderno Mais! Folha de São Paulo, 25/08/1996.
PERRONE-MOISÉS, L. Roland Barthes. O saber com sabor. São Paulo: Brasiliense, 1983.
PERRONE-MOISÉS, L. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Ática, 1978.
PERRONE-MOISÉS, L. Do formalismo ao estruturalismo. Suplemento Literário de O estado de São Paulo, 20/09/1969.
PERRONE-MOISÉS, L. Uma necessidade livre. Suplemento Literário de O estado de São Paulo, 06/07/1968.
PERRONE-MOISÉS, L. Maurice Blanchot. Le livre à venir. Suplemento Literário de O estado de São Paulo, 26/11/1960.
PINTO, M. C. Modesto Carone, tradutor que mudou o jeito como lemos Kafka, morre aos 82. Folha da São Paulo, 16/12/2019.
PONTES, H. Destinos mistos. Os críticos do grupo Clima em São Paulo 1940-1958. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SCHWARZ, R. Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
WOLFF, J. Telquelismos latino-americanos: a teoria francesa no entre-lugar dos trópicos. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2016.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).