Cenas de um discurso monstruoso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i36p52-77Palavras-chave:
Universidade, Maternidade, Monstruosidade, EscutaResumo
Na tentativa de responder a uma chamada para pensar irrupção e reação no meio acadêmico, busquei captar não elementos antagônicos, mas uma imbricada ligação de monstruosidade e amor, inclusive em mim mesma. Para tanto, centrei a discussão em dois textos literários voltados às relações familiares, apostando que, ao olhar para esse meio em que afeto e dor se combinam na formação de pessoas, consiga levantar pontos para refletir sobre a universidade, essa alma mater. Mesclando a leitura das obras com episódios autobiográficos, atento-me especialmente ao caráter movente da filiação, em que filhos e estudantes logo podem ocupar o lugar de pais e professores. Essa dinâmica talvez possa gerar um olhar mais amoroso para o outro e também um reconhecimento da herança monstruosa em si.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
GARDEL, Stênio. A palavra que resta. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
GUNDAR-GOSHEN, Ayelet. Despertar os leões. São Paulo: Todavia, 2020.
KAFKA, Franz. Carta ao pai. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MÃE, Valter Hugo. O filho de mil homens. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2016.
MERCADO, Tununa. O tempo de uma poética feminista. Revista Capivara, n. 2. 2018. Disponível em: https://www.revistacapivara.com/poetica-feminista Acesso em 13mai2023.
MUNRO, Alice. O amor de uma boa mulher. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
PACHECO, José. Construtor de pontes. [Entrevista concedida a Maria Júlia Lledó]. Revista E, São Paulo, n.08, p.16-22, fevereiro de 2023.
PEREIRA, Antonio Marcos. Eu queria ser um crítico rosarino. In: CHARBEL, Felipe;
MAGRI, Ieda; GUTIÉRREZ, Rafael (Orgs.). Experimento aberto: invenções no ensaio e na crítica. Belo Horizonte, Relicário, 2021.
ROMPENDO o silêncio. Direção de Giuliano Cedroni e Marina Person. Série documental para HBO, 2021.
PHILIPSON, Gabriel Salvi. Emplasto sísmico?. Crítica Cultural, vol. 15, n.1, p.153-165, jan/jun 2020. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/ Critica_Cultural/article/view/8626/pdf Acesso em 20jan2023.
PIGLIA, Ricardo. O que é um leitor?. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
PRECIADO, Paul B. Eu sou o monstro que vos fala: relatório para uma academia de psicanalistas. Trad. Carla Rodrigues. São Paulo: Zahar, 2022.
VUONG, Ocean. On Earth We're Briefly Gorgeous: A Novel. Penguin Press, 2019.
VUONG, Ocean. Sobre a terra somos belos por um instante. Rio de Janeiro: Rocco, 2021.
VUONG, Ocean. Time is a Mother. Penguin Press, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).