The three great refutations: the Pessoa's criticism of Eduardo Lourenço by the prism of irony
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v16i31p81-93Keywords:
Eduardo Lourenço, Fernando Pessoa, IronyAbstract
The purpose of this study is to outline the image of Eduardo Lourenço as a critic of Fernando Pessoa, taking into account the totality of Lourenço's texts about the writer, collected in the two volumes of the Complete Works. As a working hypothesis, we analyze the three major refutations of Lourenço's Pessoan criticism: the psychobiography of João Gaspar Simões; José Augusto Seabra's Barthesian thesis related to Caeiro; and the genesic exaltation of Walt Whitman. Along this path, we seek, concomitantly, to highlight, in all these refutations, the recurrence of Pessoa's irony as a fundamental analytical assumption.Downloads
References
GAGLIARDI, Caio. “O riso irônico de Pessoa”. In: PACCIOLA, Francesa; MIRANDA, Rui Gonçalves (ed.). Fernando Pessoa: abordagens. London: Splash Editions, 2021a, p. 296-307.
GAGLIARDI, Caio. “Ler o Gesto: a concepção pessoana de publicação”. In: Atas do Congresso Internacional Fernando Pessoa. Lisboa: Casa Fernando Pessoa, 2021b. v. 1. p. 39-58.
GAGLIARDI, Caio. “A sensibilidade individualista de Pessoa”. Pessoa Plural—A Journal of Fernando Pessoa Studies. Brown Digital Repository. Brown University Library, p. 17-37, 2021c.
LOURENÇO, Eduardo. “Álvaro de Campos I ou as audácias fictícias de Eros” (1973). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020a.
LOURENÇO, Eduardo. “Kierkegaard e Pessoa ou a comunicação indirecta” (1954-56). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020b.
LOURENÇO, Eduardo. “Pessoa ou a realidade como ficção” (1975). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020c.
LOURENÇO, Eduardo. “Estrangeiro aqui e em toda parte...” (2005). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020d.
LOURENÇO, Eduardo. “Pleonástica evocação” (1988). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020e.
LOURENÇO, Eduardo. “Fernando Pessoa ou o não-amor” (1984). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020f.
LOURENÇO, Eduardo. “Considerações sobre o proto-Pessoa (do tempo da morte à morte do tempo)” (1978). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020g.
LOURENÇO, Eduardo. “Sonho de Império e Império de sonho” (1993). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020h.
LOURENÇO, Eduardo. “Fernando, Rei da Nossa Baviera” (1986). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020i.
LOURENÇO, Eduardo. “Considerações pouco ou nada intempestivas” (1973). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020j.
LOURENÇO, Eduardo. “A curiosa singularidade de ´Mestre Caeiro´” (1973). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020k.
LOURENÇO, Eduardo. “O infinito Pessoa” (1979). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020l.
LOURENÇO, Eduardo. “Álvaro de Campos II ou a agonia Heróstrato-Pessoa” (1973). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020m.
LOURENÇO, Eduardo. “Walt Whitman e Pessoa” (1977). Obras Completas de Eduardo Lourenço IX – Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982). Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2020n.
LOURENÇO, Eduardo. “A propósito de Álvaro de Campos...” (1986). Obras Completas de Eduardo Lourenço XI – O Lugar do Anjo, Crítica Pessoana II (1983-2017). Coordenação, introdução e notas Pedro Sepúlveda. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2022o.
MACHADO, Luís. À Mesa com Fernando Pessoa. Prefácio de Teresa Rita Lopes. Lisboa: Pandora Edições, 2001.
MONTEIRO, Adolfo Casais. Estudos sobre a Poesia de Fernando Pessoa, 1958.
PESSOA, Fernando. Cartas entre Fernando Pessoa e os directores da presença. Edição e estudo de Enrico Martines. Vol. II. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1998.
PROUST, Marcel. Contre Sainte-Beuve: notas sobre crítica e literatura (1954). Trad. De Haroldo Ramanzini. São Paulo: Iluminuras, 1988.
SIMÕES, João Gaspar Simões. Vida e Obra de Fernando Pessoa: História de uma Geração, 1991.
WIMSATT, William K. & BEARDSLEY, Monroe. “The Intentional Fallacy” (1946). BEARDSLEY, Monroe. The verbal icon. Studies in the meaning of poetry. Lexington: University of Kentucky Press, 1954.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Caio Gagliardi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.