O Estado: segurança e insegurança
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2015.112518Palavras-chave:
teoria do Estado, liberalismo, ação estatalResumo
O texto faz uma anatomia das reflexões modernas acerca do Estado e de seus problemas a partir da emergência do Estado liberal enquanto modelo. A partir da ideia neoliberal de redução de ação estatal, o seu suposto enfraquecimento é identificado como um dos móbiles de seu fortalecimento. Empreende-se, então, um comparativo rigoroso das condições políticas do século XIX com as do final do século XX até nossos dias, no qual ressaltam-se as fissuras do discurso liberal contemporâneo.
[1] Este é o texto-base de uma aula proferida no concurso de livre-docência em “Filosofia geral” realizado no Departamento de Filosofia da USP em maio de 2012. O trajeto um pouco esquemático explica-se por sua essa circunstância. Limitamo-nos a desdobrar algumas alusões, precisar e umas poucas vezes atualizar as referências bibliográficas, dar ao material um título que é o mesmo do ponto então sorteado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.