O Estado republicano democrático e o ensino público da moral segundo Kant
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.disc..2016.123672Palavras-chave:
Política, República, Educação, Moralidade, Razão PúblicaResumo
Este artigo defende três teses intrinsecamente relacionadas sobre a filosofia política de Kant: 1. Que a filosofia da história, a antropologia e a política são interconectadas a partir de um princípio de conformidade a fins prática; 2. Que a filosofia prática de Kant tem em vista um estado republicano democrático que assume para si a responsabilidade de educar moralmente os seus futuros cidadãos; 3. Que esse projeto de uma educação moral deve respeitar ao menos três princípios, a saber, deve basear-se sobre o conceito de dever, deve envolver reflexão, e finalmente depende do aprendizado dos cidadãos acerca de como efetivar a liberdade do uso público da sua razão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.