O pensamento estético e a Plástica de Herder
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2017.134067Palavras-chave:
Herder, Estética, Escultura, Artes Plásticas, MitologiaResumo
O presente artigo procura investigar o ensaio "Plástica", de Johann Gottfried Herder, como documento fundamental no desenvolvimento da estética alemã. A partir do estudo da especificidade da escultura, baseada no tato, em oposição à pintura e à visão, observa-se uma exemplar aplicação do projeto herderiano de fundamentação da estética na sensibilidade. Ao mesmo tempo, surge uma progressiva tensão através de um olhar mais originário sobre a sensibilidade operante na percepção da forma viva da escultura, sobre um fundo poético e mitológico. Na articulação dessas duas dimensões, acompanhamos o autor mobilizar de maneira original a teoria do conhecimento, a crítica e a história da arte, na tentativa de fundamentar um novo ponto de vista para a estética.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.