O pensamento estético e a Plástica de Herder

Autores

  • Pedro Augusto da Costa Franceschini USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2017.134067

Palavras-chave:

Herder, Estética, Escultura, Artes Plásticas, Mitologia

Resumo

O presente artigo procura investigar o ensaio "Plástica", de Johann Gottfried Herder, como documento fundamental no desenvolvimento da estética alemã. A partir do estudo da especificidade da escultura, baseada no tato, em oposição à pintura e à visão, observa-se uma exemplar aplicação do projeto herderiano de fundamentação da estética na sensibilidade. Ao mesmo tempo, surge uma progressiva tensão através de um olhar mais originário sobre a sensibilidade operante na percepção da forma viva da escultura, sobre um fundo poético e mitológico. Na articulação dessas duas dimensões, acompanhamos o autor mobilizar de maneira original a teoria do conhecimento, a crítica e a história da arte, na tentativa de fundamentar um novo ponto de vista para a estética.

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Publicado

2017-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Franceschini, P. A. da C. (2017). O pensamento estético e a Plástica de Herder. Discurso, 47(1), 95-126. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2017.134067