A recepção da doutrina da ciência em Jean Paul
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2017.134093Palavras-chave:
Fichte, Jean Paul, Niilismo, Doutrina-da-Ciência, RomantismoResumo
Nesta contribuição serão destacados alguns aspetos que caracterizam a recepção da filosofia de Fichte em Jean Paul. Além do valor literário, a obra "Clavis Fichteana" representa um conjunto das primeiras críticas à "Doutrina da ciência" de Fichte, desempenhando um papel importante na identificação do idealismo ao niilismo. Após uma apresentação da gênese e dos pressupostos da crítica de Jean Paul, irei me concentrar no núcleo teórico que motiva suas críticas, seja no perfil teorético, seja no prático: o estatuto do não-eu como produzido por uma ficção imaginativa. Isso permitirá que destaquemos os variados momentos do trabalho fichtiano sobre este conceito até os últimos dias da sua reflexão filosófica, como tentativa de responder as críticas apresentadas por Jean Paul.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.