Nietzsche e Villa-Lobos: da música dionisíaca à canção folclórica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2018.150922Palavras-chave:
Nietzsche, Villa-Lobos, Música, Canção Dionisíaca, Música FolclóricaResumo
O artigo expõe aspectos da concepção de Nietzsche sobre a música dionisíaca, tentando apontar para possíveis convergências com a estética do compositor Villa-Lobos, cujas composições foram marcadas pela utilização de temáticas e escalas folclóricas. Trata-se de compreender a música dionisíaca em sua relação com a mitologia, defendendo que a noção de cultura trágica que decorre dessa relação significa para Nietzsche uma possibilidade de superação dos valores cristalizados há séculos no Ocidente, tanto em termos morais, quanto musicais. De igual maneira, ao enfatizar a importância da canção folclórica para a linguagem musical, Villa-Lobos se insere num contexto de superação da linguagem musical dominada pela escala tonal, ao mesmo tempo em que utiliza de seus procedimentos estéticos para uma intensa inserção no debate cultural de sua época em torno da identidade nacional brasileira.
Palavras-chave
Nietzsche; Villa-Lobos; Música; Canção Dionisíaca; Música Folclórica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.