A morte do poeta: Benjamin leitor de Hölderlin

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2019.165485

Palavras-chave:

Morte do poeta, Bela aparência, Poetificado, Sublime

Resumo

O artigo, num primeiro momento, busca contextualizar as condições de surgimento do ensaio Dois poemas de Friedrich Hölderlin, de Benjamin, recorrendo a alguns fatos históricos, como a morte de seu amigo Fritz Heinle e Nobert von Hellingrath. Ligadas ao estopim da Primeira Guerra Mundial, tais mortes representam para Benjamin a morte de toda uma geração de jovens, na qual ele havia depositado toda a esperança de renascimento da cultura alemã. A leitura que faz de Hölderlin, nesse sentido, tem um fim político, ao procurar combater uma interpretação esteticizante de seus poemas, influenciada pelo círculo de Stefan George. Num segundo momento, o artigo aprofunda a leitura do ensaio de Benjamin sobre Hölderlin, buscando definir o conceito de “poetificado” como conceito central de sua crítica de arte, evidenciando em que medida esse conceito lhe serve como contraposição às leituras provenientes do círculo de George, entre elas, a do próprio Hellingrath.

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Biografia do Autor

  • Ulisses Razzante Vaccari, Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC]

    Professor Adjunto do Departamento de Filosofia
    Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC]

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vaccari, U. R. (2019). A morte do poeta: Benjamin leitor de Hölderlin. Discurso, 49(2), 253–268. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2019.165485