Fazer ver e fazer falar: notas sobre o estilo filosófico de Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2021.188279Palavras-chave:
Estilo, Artes, Literatura, Retórica, OntologiaResumo
Através da investigação destas duas figuras da retórica clássica na obra de Merleau-Ponty pretende-se verificar como ele as incorpora a sua filosofia. Para realizar esta tarefa o artigo compara passagens de todos os períodos de sua obra. Quando o filósofo usa estas figuras ele nos faz pensar nas relações da pintura, do cinema e da literatura com a filosofia. Ao trabalhar estas questões o artigo pretende não só conduzir uma interrogação de fundo sobre o modo como Merleau-Ponty trabalha com questões tradicionais, mas também sobre o alcance da ontologia.
Downloads
Referências
Cassin, B. (2017). Jacques, o sofista: Lacan, logos e psicanálise. Tradução Yolanda Vilela. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Cícero. (1835). Rhétorique a Herennius. Trad. M. Delcasso. Paris: Panckoucke.
Freud. S. (2017). O chiste e sua relação com o inconsciente. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras.
Heidegger, M. (1985). Être et temps. Trad. Emmanuel Martinau. Paris: Authenti-ca.
Lacan, J. (1975). Encore. Seuil: Paris.
Merleau-Ponty, M. (1968). Résumés de cours. Collège de France 1952-1960. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (1996). Sens et non-sens. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (1996). Notes de cours 1959-1960. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (1999). LʼŒil et lʼesprit. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (2000). Parcours deux 1951-1961. Lagrasse: Éditions Verdier.
Merleau-Ponty, M. (2012). La prose du monde. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (2013a). “Cinemá et psychologieˮ [1945]. In: Merleau-Ponty e l’estetica oggi. Organização de Mauro Carbone. Milão: Mimesis Edizioni.
Merleau-Ponty, M. (2013b). La structure du comportement. Paris: Puf.
Merleau-Ponty, M. (2013c). Recherches sur lʼusage littéraire du langage. Genebra: Métis-Press.
Merleau-Ponty, M. (2016a). Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (2016b). Le visible et lʼinvisible. Paris: Gallimard.
Paulhan, J. (1941). Les fleurs de Tarbes ou La Terreur dans les Lettres. Paris: Galli-mard.
Paulhan, J. (1997). Traité des figures, in Jacob Cow le pirate. Ardèche: Deyrolle Éditeur.
Quintiliano. (2016). Instituição Oratória. Tomo IV. Trad. Bruno Basseto. Campi-nas: Unicamp.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leandro Neves Cardim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.