Cinema Transcendental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2021.188280Palavras-chave:
Filosofia Francesa Contemporânea, Existencialismo, Merleau-Ponty, Crítica, CinemaResumo
O presente artigo pretende correlacionar elementos críticos e teóricos de certa filosofia francesa, a filosofia francesa que emerge no entreguerras, com elementos críticos (e em alguma medida práticos) que operam na formação da crítica moderna de cinema na França. O sentido dessa correlação é apresentar as possibilidades de uma investigação conjunta com o fim de uma renovação da compreensão e do alcance de ambos empreendimentos.Downloads
Referências
Baudelaire, C. (1992). Critique d’art, suivi de critique musical. Paris: Gallimard.
Bazin, A. (2016). O realismo impossível. Belo Horizonte: Ed. Autêntica.
Bazin, A. (2018). O que é o cinema? São Paulo: Ed. Ubu.
Beacque, A. de. (2003). La cinephilie. Invention d’un regard, histoire d’une culture, 1944-1968. Paris: Fayard.
Baecque, A. de; Toubiana, S. (2001). François Truffaut. Paris: Gallimard.
Descombes, V. (1979). Le même et l’autre. Paris: Les éditions de minuit.
Gombrich, E. H. (2006). The Story of Art. Nova York: Ed. Phaidon.
Gomes, P. E. S. (2009). Vigo, vulgo Almereyda. São Paulo: Ed. Cosac Naify & Ed. Sesc.
Leenhardt, R. (1936a). “Le rithme cinematographique”, Esprit, p. 627-632.
Leenhardt, R. (1936b). “La prise de vue”, Esprit, p 254-56.
Merleau-Ponty, M. (1942). La structure du comportement. Paris: PUF.
Merleau-Ponty, M. (1945). Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (1964). L’œil et l’esprit. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (1966). Sens et non-sens. Paris: Gallimard.
Moura, C. A. R. (2001). Racionalidade e crise. São Paulo: Ed. Discurso & Ed. UFPR.
Porta, M. A. G. (2011). Estudos Neokantianos. São Paulo: Ed. Loyola.
Porta, M. A. G.(2013). Edmund Husserl, psicologismo, psicologia e fenomenologia. São Paulo: Ed. Loyola.
Sartre, J.-P. (2010). Esquisse d’une théorie des émotions. Paris: Ed. Hermann.
Worms, F. (2009). La philosophie en France au XXe. siècle. Paris: Gallimard.
Xavier, I. (2018). O discurso cinematográfico. São Paulo: Ed. Paz e Terra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alexandre de Oliveira Torres Carrasco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.