Corpos insubmissos e identidades decompostas no cinema de David Cronenberg
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2021.193760Palavras-chave:
David Cronenberg, Gozo, Corpo, IdentidadeResumo
Trata-se de discutir a maneira com que as representações do corpo no cinema de David Cronenberg indicam uma dissociação importante entre gozo e prazer. Tal dissociação deve ser avaliada em sua dimensão propriamente política, abrindo com isso outra dimensão para aquilo que normalmente entendemos por “crítica do fetichismo”.
Downloads
Referências
Ballard, J. (2009). Crash. Londres: Fourth Estate.
Daney, S. (2007). A rampa. São Paulo: CosacNaify.
DeLillo, D. (2003). Cosmópolis. São Paulo: Companhia das Letras.
Foster, H. (1997). The return of the real. Massachussets: MIT Press.
Grünberg, S. (2000). David Cronenberg. Entretiens avec Serge Grünberg. Paris: Editions du Cahiers du Cinema.
Kurz, R. (1998). Os últimos combates, Petrópolis: Vozes.
Merleau-Ponty, M. (1961). Le visible et l’invisible. Paris: Gallimard.
Rancière, J. (1997). “O avião em terra firme”. Folha de São Paulo, 26/01/1997.
Resnais, A. (1961). “Entrevista com André Labarthe e Jacques Rivette”. Cahiers du Cinema, n. 123, setembro de 1961.
Safatle, V. (2016). O circuito dos afetos. Belo Horizonte: Autêntica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vladimir Safatle
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.