História da Filosofia e Ensino de Filosofia: considerações a partir das reflexões de Franklin Leopoldo e Silva

Autores

  • Igor Silva Aves Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2024.224517

Palavras-chave:

História da Filosofia, Ensino, Formação, Crítica

Resumo

Pretendo acompanhar nesse texto as reflexões sobre o Ensino de Filosofia no Ensino Médio apresentadas por Franklin Leopoldo e Silva. Nesse percurso, procuro mostrar o papel central que Franklin Leopoldo e Silva atribui à História da Filosofia para compreender o Ensino de Filosofia, no que diz respeito tanto à função quanto ao conteúdo desse ensino, e como a partir disso assegura-se o papel fundamental para a potência crítica da Filosofia na formação de discentes de Ensino Médio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Guéroult, Martial (1968). “O problema da legitimidade da História da Filosofia”. Revista de História, 37(75), pp. 189-211.

Silva, Franklin Leopoldo (1992). “Por que Filosofia no Segundo Grau”. Estudos Avançados, 6(14), pp. 157-166.

Silva, Franklin Leopoldo (1993). “Currículo e formação: o ensino de Filosofia”. Síntese Nova Fase, 20(63), pp. 797-806.

Silva, Franklin Leopoldo (1995). Função Social do Filósofo, In Paulo Arantes et alii. A Filosofia e seu ensino, São Paulo, Petrópolis: EDUC, Vozes.

Downloads

Publicado

2024-10-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aves, I. S. . (2024). História da Filosofia e Ensino de Filosofia: considerações a partir das reflexões de Franklin Leopoldo e Silva. Discurso, 54(1), 56-68. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2024.224517