A importância e a fecundidade de Bergson: intuição e discurso filosófico e de “Reflexão e Existência” para minha compreensão da obra bergsoniana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2024.224527Palavras-chave:
Franklin Leopoldo e Silva, Henri Bergson, Filosofia, Vida, EducaçãoResumo
O presente artigo se sustenta fundamentalmente em dois textos seminais de Franklin Leopoldo e Silva que representam uma contribuição essencial em meu caminho filosófico e especialmente na compreensão que desenvolvi e continuo desenvolvendo da filosofia bergsoniana. No meu modo de ver, tais textos iluminam, como poucos grandes textos, a originalidade, a importância e a potência de Bergson para o pensamento contemporâneo. Em diálogo com esses dois textos, associo, preponderantemente, textos do próprio Bergson e outros textos de Leopoldo e Silva, procurando assinalar, a partir daí, o valor de suas filosofias em nossa formação ao integrarem pensamento, vida e história.
Downloads
Referências
Bergson, Henri (1972). Mélanges. Paris: PUF.
Bergson, Henri (1984). “Cartas, conferências e outros escritos”. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural.
Bergson, Henri (1991). Oeuvres. Édition du Centenaire. 5e édition. Paris: PUF.
Deleuze, Gilles (1999). Bergsonismo. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34. Coleção TRANS.
Diagne, S. B. (2018). Bergson pós-colonial. Florianópolis: Cultura e Barbárie.
Leopoldo e Silva, Franklin (1973). “Reflexão e existência”. Discurso (Rev. do Dep. de Filosofia da USP), Ano IV, nº 4, São Paulo. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1973.37764
Leopoldo e Silva, Franklin (1992a). “Bergson, Proust. Tensões do tempo” in NOVAES, Adauto (org.) Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras.
Leopoldo e Silva, Franklin (1992b). “Por que filosofia no segundo grau”. Revista Estudos Avançados - USP. nº 6 (14), abr. São Paulo. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40141992000100010
Leopoldo e Silva, Franklin (1994). Bergson: intuição e discurso filosófico. São Paulo: Loyola.
Leopoldo e Silva, Franklin (1996). “A função social do filósofo” in ARANTES, Paulo et all (org.). A filosofia e seu ensino. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: EDUC.
Leopoldo e Silva, Franklin (2004). “A universidade em tempos de conciliação autoritária”. Revista USP, nº 60. São Paulo. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i60p68-77
Leopoldo e Silva, Franklin (2006). “Universidade: a ideia e a história”. Revista Estudos Avançados - USP. nº 20 (56). São Paulo. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142006000100013
Leopoldo e Silva, Franklin (2012). “Universidade e Ética”. Revista Pensata, nº 1 (3), x. DOI: https://doi.org/10.34024/pensata.2012.v1.9301
Santos Pinto, T. J.; Quintiliano, A. (2022). “Henri Bergson – O bom senso e os estudos clássicos”. Revista Pro-posições, v. 33. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0142
Trevisan, R. M. (1995). Bergson e a educação. Piracicaba: Editora Unimep.
Colóquio A obra de Franklin Leopoldo e Silva – disponível desde o primeiro dia do evento no youtube. [ https://www.youtube.com/watch?v=pHOm9tqXtlE (1º dia) ]
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tarcísio Jorge Santos Pinto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.