Habitar o tempo: percursos proustianos na produção bibliográfica de Franklin Leopoldo e Silva
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2024.224530Palavras-chave:
Proust, Literatura, Romance, Memória, TemporalidadeResumo
Procura-se neste artigo realizar uma revisão bibliográfica do texto “Proust e a compreensão da dor”, de Franklin Leopoldo e Silva, publicado originalmente na Revista Discurso, 03 (1972). No texto em questão aparecem os principais temas do romance proustiano, como tempo, memória voluntária e involuntária e esquecimento, à luz de uma temática nuclear do ponto de vista da narrativa: a dor. Procura-se responder à questão: “reencontrar o tempo é o mesmo que recuperá-lo?”, sob a interpretação do tempo que passa e em face à passagem do tempo, e esclarecer as relações entre temporalidade e o papel da arte.
Downloads
Referências
Beckett, Samuel (1986). Proust. Tradução de Arthur Rosenblat Nestrovski. Porto Alegre: L&PM.
Benjamin, Walter (1985). Magia e Técnica, Arte e Política - Obras Escolhidas, Vol. 1. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense.
Bergson, Henri (1979). Os Pensadores. Tradução de Franklin Leopoldo e Silva e Nathanael Caxeiro. São Paulo: Abril Cultural.
Candido, Antonio (1993). Recortes, São Paulo: Cia das Letras.
Leopoldo e Silva, Franklin (1972). “Proust e a compreensão da dor”, Revista Discurso, 3, pp. 199-204. São Paulo: FFLCH.
Neto, João Cabral de Melo (1997). A educação pela pedra e depois, Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Proust, Marcel (1998). Em Busca do Tempo Perdido, Vol. 1, No Caminho de Swann. Tradução de Mário Quintana. São Paulo: Editora Globo.
Sartre, Jean Paul (2005). Situações 1. Tradução de Cristina Prado. São Paulo: Cosac e Naif.Tadié, Jean-Yves (1990). Le roman au XXe siècle, Paris: Pierre Belfond.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antônia Faro Agostinelli Peixoto Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.