Inteligência Artificial
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.001Resumo
Estudos avançados mantém neste número 101 sua missão de oferecer aos leitores o tratamento refinado de temas e questões que mobilizam a atenção de cientistas, governantes, formuladores de políticas públicas, formadores de opinião e, inclusive, de públicos não acadêmicos, não apenas do Brasil, mas também do mundo cada vez mais globalizado.1 Três conjuntos temáticos compuseram esta edição: Inteligência Artificial, Ensino superior e Agricultura urbana. Inteligência Artificial (IA) vem se desenvolvendo há mais de seis décadas. O conjunto de contribuições para esse dossiê exploram diferentes facetas, relacionadas às suas origens e história recente, seus ciclos de estagnação temporária e de avanços significativos, os debates que suscita no campo da ciência e da tecnologia, suas múltiplas possibilidades de uso. Porém, ao mesmo tempo, examina seus riscos, os cuidados éticos que seu emprego massivo requer, suas implicações sociais, políticas, culturais e morais que transformam rapidamente as sociedades contemporâneas. Em particular, o dossiê destaca as influências dessas tecnologias no campo do ensino e do aprendizado de máquina; suas contribuições no domínio da mobilidade, das rotas de trânsito e do controle semafórico; suas potencialidades para a ciência forense digital. Não menos relevante é o impacto da IA, não necessariamente positivo, sobre o mundo do trabalho e do emprego, frustrando as expectativas de um mundo social cada vez mais emancipado. O Ensino superior no Brasil é objeto de artigo, de autoria de reconhecidos estudiosos, cujo objetivo é propor uma tipologia de diferentes tipos de instituições, que leve em consideração as atividades de ensino da graduação e da pós-graduação, assim como da produção de investigação científica. Para tanto, foram agrupadas instituições com perfis semelhantes, segundo seu porte, sua natureza jurídica e seu envolvimento com as atividades de ensino e pesquisa. Examinou-se, ainda, a correspondência entre as diferenças apontadas e as diferenças relativamente a corpos docente e discente e às áreas de atuação. Implicações do estudo visam contribuir tanto para aperfeiçoamento do sistema de avaliação quanto para a melhoria da qualidade e desempenho do ensino superior. O dossiê Agricultura urbana reúne resultados de investigações que tratam das modalidades e alternativas à promoção da segurança alimentar. Os artigos exploram questões singulares, porém conectadas entre si. Tratam de processos de produção e comercialização, abertura de novos mercados, sustentabilidade e desenvolvimento de agroecologia, possibilidades de desenvolvimento de políticas públicas focadas, surgimento de cooperativas próprias, características das vida social nas hortas comunitárias com suas dinâmicas e experiências singulares, a emergência do Locavorismo – movimento social que põe em marcha o ativismo alimentar, a produção de plantas não convencionais na chamada agricultura urbana de quintais, estimulando o inventário da agrobiodiversidade conhecida. A seção Resenhas aborda obras com repercussão no debate acadêmico.
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Referências
BOSI, A. A revista Estudos Avançados, Estudos Avancados, v.25, n.73, p.155-58, 2011. Disponível
em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142011000300019&lng=pt& nrm=iso&tlng=pt>.
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