O Brazilian-American Cultural Institute como ferramenta político-cultural (1964-2007)
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35103.009Palavras-chave:
Brazilian American Cultural Institute, Baci, Diplomacia cultural brasileira nos Estados Unidos, Arte brasileira nos Estados Unidos, José Menache NeisteinResumo
Acompanhar a história do Brazilian American Cultural Institute (Baci) possibilita conhecer aspectos da diplomacia cultural brasileira nos Estados Unidos durante o período da guerra fria. A hipótese aqui apresentada é a de que os espaços de arte e de cultura funcionaram como importantes ambientes de articulação social nas atividades diplomáticas e comerciais, sendo o Baci um caso bastante revelador desse processo. No entanto, essa realidade se altera no mundo contemporâneo globalizado, pois os espaços artísticos e culturais parecem ter deixado de ser vitais para a prática da diplomacia cultural, como o fechamento do Baci revela.
Downloads
Referências
ANGEL, F. The Latin American Presence. In: The Latin American Spirit: Art and Artists in the United States, 1920-1970. New York: The Bronx Museum of the Arts/ Harry N. Abrams, 1988. p. 238-239.
CAMNITZER, L.; WEISS, R. (Ed.) On Art, Artists, Latin America, and Other Utopias. Austin, TX, USA: University of Texas Press, 2009. p.172. [“while members of the committee distributed literature to the visitors, members of MICLA gave out ‘contra ex-votos’ bandaged fragments of dolls.”]
GARCIA, C. M. Importância e formas de aprimoramento da atividade de difusão cultural como instrumento da política externa brasileira. Brasília, 2003. Tese (Doutorado em Política Externa Brasileira) – Curso de Altos Estudos, Instituto Rio Branco.
LEIRNER, N. The Rebellion of the Animals: a series of drawings. Art Gallery of the Brazilian-American Cultural Institute Washington (D. C.), march/april 1974.
MARIZ, V. Introdução. In: Quem é quem nas artes e nas letras do Brasil. Rio de Janeiro: Ministério das Relações Exteriores, 1966.
MELLO BARRETO, F. de. A política externa durante o regime militar. Política Externa, v.22, n.4, p.8-9, abr./mai./jun. 2014.
MOTTA, F. O desenho voltou. In: LEIRNER, N. The Rebellion of the Animals: a series of drawings. Art Gallery of the Brazilian-American Cultural Institute Washington (D. C.), march/april 1974.
RIBEIRO, E. T. Diplomacia cultural. Seu papel na política externa brasileira. Brasília (DF): Fundação Alexandre Gusmão, 2011.
SCHWARTZ, M. Personae: fotos e faces do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
SCHWARTZ, M. O Rosto Brasileiro/ The Brazilian face. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 19 de abril a 8 de maio de 1983.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Dária Jaremtchuk

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estudos Avançados não celebra contrato de cessão de direitos autorais com seus colaboradores, razão pela qual não detém os direitos autorais dos artigos publicados. Os interessados em reproduzir artigos publicados na revista devem necessariamente obter o consentimento do autor e atribuir devidamente os créditos ao periódico.