O guarda-roupa modernista: a importância do vestuário para o modernismo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.009Palavras-chave:
Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Paul Poiret, Modernismo e moda, Aparência, Alta-costuraResumo
O guarda-roupa modernista é o conjunto dos mais variados tipos de registro da aparência de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, e o cruzamento das fontes associa e articula os documentos, circunscrevendo tramas de relações que resultam desse método de confronto. A análise do tema do vestuário no âmbito do modernismo brasileiro revela que a aparência, as roupas e a moda são peças fundamentais no jogo das representações sociais, no percurso artístico e literário de Tarsila e Oswald. Além disso, a relação do casal Tarsiwald com a alta-costura francesa, especialmente a maison Paul Poiret, indica os trânsitos entre tradição e modernidade, e as negociações, com os agentes das vanguardas artísticas, em torno do gosto conservador das elites brasileiras.
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