Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36105.014Palavras-chave:
Desigualdade escolar, Reprodução, Relação pedagógica, Ensino remotoResumo
Nosso texto, assim como todos os que compõem a iniciativa deste dossiê, é o resultado dos esforços de evidenciar os livros e autores que se tornaram “clássicos” para cada uma de nós. Assim, os autores aqui em pauta foram escolhidos por serem leituras estruturantes da forma como pensamos e concebemos o mundo e a área à qual decidimos dedicar nossos esforços de pesquisa e de reflexão. Desse modo, neste artigo, retomamos as reflexões propostas por Maria Helena Souza Patto e Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre a desigualdade escolar, e Israel Scheffler sobre o discurso pedagógico que forja certas compreensões sobre ela. No momento contemporâneo, no qual a emergência de uma pandemia e seu consequente isolamento social impõem que a escolarização, para que continue ocorrendo, reinvente suas práticas, seus tempos e seus espaços, modificando a relação pedagógica, o acesso à tecnologia, o capital cultural herdado e a escolarização dos pais mostram-se como trunfos para o sucesso escolar. Nesse âmbito, retomar as contribuições de tais autores mostra-se um exercício potente de reflexão.
Downloads
Referências
AZANHA, J. M. P. A questão dos pressupostos no discurso pedagógico. In: NAGLE, J. (Org.) Educação e linguagem – para um estudo do discurso pedagógico. São Paulo: Edart, 1976. p.83-97.
BEISIEGEL, C. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. Lisboa: Celta, 2006.
BOURDIEU, P. O racismo da inteligência. In: BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2019. p.248-51.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.
CALVINO, Í. Por que ler os clássicos. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.
CATANI, D. B.; GALLEGO, R. C. Avaliação. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.
CATANI, D. B.; GALLEGO, R. C. Um percurso pelas ideias de pesquisa e de educação de José Mário Pires Azanha. In: CATANI, D. B.; GALLEGO, R. C. Escrevendo sobre universidade, campo educacional e história da educação. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.
GIL, N. L.; LIMA, A. L. G. (Org.) O rendimento da escola brasileira em questão. São Paulo: Feusp, 2019.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n.1, jan./jul. 2001.
KOHATSU, L. N. Prefácio à quarta edição da obra A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. In: PATTO, M. H. de S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4.ed. São Paulo: Intermeios, 2015.
MATOS, O. C. F. Paris 1968: As barricadas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1998.
NAGLE, J. Discurso pedagógico: uma introdução. In: ___. (Org.) Educação e linguagem – para um estudo do discurso pedagógico. São Paulo: Edart, 1976. p.11-42.
PATTO, M. H. S. O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características de um discurso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.65, p.72-7, maio 1988.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4.ed. São Paulo: Intermeios, 2015.
PAULILO, A. L.; GIL, N. L. Fracasso escolar: debates sobre reprovação e evasão na escola brasileira no século. In: GIL, N. L.; LIMA, A. L. G. (Org.) O rendimento da escola brasileira em questão. São Paulo: Feusp, 2019.
ROSENTHAL, R.; JACOBSON, L. Profecias autorrealizadoras na sala de aula: as expectativas dos professores como determinantes não intencionais da capacidade intelectual dos alunos. In: PATTO, M. H. S. (Org.) Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1981.
SCHEFFLER, I. A linguagem da educação. São Paulo: Saraiva; Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.
TRENTO, D. R. de S.; AMARAL, D. K. Quatro histórias de (re)provação escolar – Notas sobre os rumos das vidas de Ângela, Nailton, Augusto e Humberto. In: PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4.ed. São Paulo: Intermeios, 2015.
VALLE, I. R.; CATANI, D. B. Apresentação. Revista Linhas, Florianópolis, v.15, n.29, p.4-12, jul./dez. 2014.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Juliana de Souza Silva, Katiene Nogueira da Silva, Renata Marcílio Cândido

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estudos Avançados não celebra contrato de cessão de direitos autorais com seus colaboradores, razão pela qual não detém os direitos autorais dos artigos publicados. Os interessados em reproduzir artigos publicados na revista devem necessariamente obter o consentimento do autor e atribuir devidamente os créditos ao periódico.