Educação, Saúde e Progresso: discursos sobre os efeitos do ambiente no desenvolvimento da criança (1930-1980)
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2023.37109.005Palavras-chave:
Ambiente, Desenvolvimento, Puericultura, Psicologia, PedagogiaResumo
O artigo caracteriza os discursos da puericultura, da psicologia educacional e da pedagogia sobre os efeitos do ambiente no desenvolvimento da criança a partir de livros publicados no Brasil entre 1930 e 1980. Nos discursos das ciências humanas, esse período caracterizou-se por uma forte associação entre a promoção do desenvolvimento dos indivíduos e o progresso social. Entendia-se que os investimentos públicos na criação de melhores condições de saúde e educação para as crianças favoreceria o avanço do país. Considerava-se a escola como um ambiente propício ao desenvolvimento saudável e à civilização das crianças. Afirmava-se que as atividades pedagógicas deveriam ser adequadas às etapas do desenvolvimento e realizadas em espaços que favorecessem as atividades em grupos, a realização de experiências e a expansão corporal em contato com a natureza.
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