Quatro hipóteses para a escassez conservadora no meio acadêmico norte-americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2024.38110.020

Palavras-chave:

Educação superior, Cultura política, Conservadorismo, Discriminação, Autosseleção

Resumo

O presente artigo explora algumas hipóteses sobre a escassez de conservadores entre o meio acadêmico norte-americano. Embora não pretenda oferecer uma explicação exaustiva sobre a distribuição de perfis político-ideológicos entre esse meio, o trabalho avalia a força relativa de quatro hipóteses: 1) a hipótese meritocrática (conservadores usufruem de menos aptidão para o trabalho acadêmico); 2) a hipótese da discriminação (conservadores são vítimas de práticas discriminatórias dentro do meio acadêmico); 3) a hipótese da conversão (o meio acadêmico tende a trazer seus ingressos para a esquerda do espectro político); e 4) a hipótese da autosseleção (conservadores estariam voluntariamente optando por não ingressar na carreira acadêmica). A exploração dessas hipóteses revela um quadro multicausal que, todavia, não apresenta evidências substantivas para corroborar a hipótese meritocrática ou a hipótese da conversão. Conclui-se que a escassez conservadora se dá principalmente por uma interligação de fatores autorreforçadores revelados pela hipótese da discriminação e a hipótese da autosseleção. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Franco, ISE Business Scholl, São Paulo, Brasil

    é professor da ISE Business School. Bacharel em Comunicação Social e mestre em História pela PUC-Rio, mestre em Estudos Interdisciplinares pela New York University.

Referências

ABRAMOWITZ, S.; GOMEZ, B.; ABRAMOWITZ, C. Publish or Politic: Referee Bias in Manuscript Review. Journal of Applies Social Psychology, 1975.

AL-GHARBI, M. Data on How Ideological (Under)Representation Compares to (Under)Representation Along the Lines of Race, Gender or Sexuality. Heterodox Academy, 2018a.

AL-GHARBI, M. Why should we care about ideological diversity in the academy? Heterodox Academy, 2018b.

BINDER, A.; WOOD, K. Becoming Right: How Campuses Shape Young Conservatives. Princeton: Princeton University Press, 2012.

CARDIFF, C.; KLEIN, D. Faculty Partisan Affiliation in All Disciplines: A Voter Registration Study. Critical Review, 2005.

CARNEY, D. et al. The Secret Lives of Liberals and Conservatives: Personality Profiles, Interaction Styles, and the Things They Leave Behind. Political Psycholog, 2008.

CECI, S. ; PETERS, D.; PLOTKIN, J. Human Subjects Review, Personal Values, and the Regulation of Social Science Research. American Psychologist, 1985.

CONWAY, L. G. et al. Are conservatives really more simple-minded than liberals? The domain specificity of complex thinking. Political Psychology, 2016.

DODSON, K. The Effect of College on Social and Political Attitudes and Civic Participation. In: GROSS, N.; SIMONS, S. Professors and their Politics. JHUP, 2014.

FOSSE, E.; FRESSE, J.; GROSS, N. Political Liberalism and Graduate School Attendance: a Longitudinal Analysis. Working Paper, 2011.

GROSS, N. Why Are Professors Liberal and Why Do Conservatives Care? Harvard University Press, 2013.

GROSS, N.; SIMONS, S. The Social and Political Views of American Professors. Working Paper, 2007.

HENRY, P. J.; NAPIER, J. Education is related to higher ideological prejudice. Public Opinion Quarterly, 2017.

INBAR, Y.; LAMMERS, J. Political Diversity in Social and Personality Psychology. Perspectives on Psychological Science, 2012.

JOHNSON, M. R.; PEACOCK, J. Breaking the Bubble: Recent Graduates’ Experiences With Ideological Diversity. Journal of Diversity in Higher Education, 2020.

JOST, J. T. et al. Political Conservatism as Motivated Social Cognition. Psychological Bulletin, 2003.

JUSSIM, L. The Reality of the Rise of an Intolerant and Radical Left on Campus. Aero, 2018.

KELLY-WOESSNER, A. How Marcuse made today’s students less tolerant than their parents. Heterodox Academy, 2015.

KLEIN, D.; STERN, C. By the numbers: The ideological profile of professors. In: MARANTO, R.; REDDING, R.; HESS, F. The Politically Correct University: Problems, scope, and reforms. Washington D.C.: The AEI Press, 2009.

KLEIN, D.; STERN, C.; WESTERN, A. Documenting the One-Party Campus. Academic Questions, 2004-2005.

LANGBERT, M. Homogenous: The Political Affiliations of Elite Liberal Arts College Faculty. Academic Questions, 2018.

LUKIANOFF, G.; HAIDT, J. The Coddling of the American Mind: How Good Intentions and Bad Ideas Are Setting Up a Generation for Failure. S. l.: Penguin Books, 2019.

PETERS, U. et al. Ideological diversity, hostility, and discrimination in philosophy. Philosophical Psychology, 2020.

SACHS, J. The myth of partisan grading! Twitter. 12 fev. 2019.

SHIELDS, J.; DUNN, J. Passing on the Right: Conservative professors in the progressive university. S. l.: Oxford University Press, 2016.

SMITH, C. The Sacred Project of American Sociology. S. l.: Oxford University Press, 2014.

SNOOK, I. Concepts of Indoctrination: Philosophical essays. S. l.: Routledge & Kegan Paul Ltda., 2010.

THE HARVARD Crimson Editorial Board. Elephant and Man at Harvard. The Harvard Crimson, 2016.

WOESSNER, M. Bridging the Ideological Divide - Fostering True Diversity in Higher Education. Youtube, 2014.

WOESSNER, M.; KELLY-WOESSNER, A. Left Pipeline: Why Conservatives Don´t Get Doctorates. In: MARANTO, R.; REDDING, R.; HESS, F. The Politically Correct University: Problems, scope, and reforms. Washington D.C.: The AEI Press, 2009.

WRIGHT, J.; MOTZ, R.; NIXON, T. Political Disparities in the Academy: It’s More Than Self-Selection. Academic Questions, 2019.

YANCEY, G. Compromising Scholarship: Religious and Political Bias in American Higher Education. Waco: Baylor University Press, 2011.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Evolução, Memória E Discriminação

Como Citar

Franco, P. (2024). Quatro hipóteses para a escassez conservadora no meio acadêmico norte-americano. Estudos Avançados, 38(110), 305-321. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2024.38110.020