A atuação de nutricionistas no PNAE e seus efeitos sobre o desempenho escolar
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-53575326cdmmPalavras-chave:
Desempenho escolar, Alimentação escolar, PNAE, Efeito local médio do tratamentoResumo
A insegurança alimentar pode ser prejudicial ao desenvolvimento intelectual infantil, influenciando de forma negativa o desempenho escolar. Uma das maneiras de atenuá-la é por meio da alimentação escolar. Nesse sentido, este estudo analisou o efeito da atuação dos profissionais de nutrição nas escolas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), como forma de promover a alimentação saudável, sobre o desempenho escolar, medido pelas notas de proficiência dos alunos do 5º ano no exame do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2019. Para tanto, utilizou-se a abordagem do Local Average Treatment Effects (LATE), uma vez que há endogeneidade no componente do programa. Os resultados foram positivos, evidenciando que a atuação de nutricionistas como responsáveis técnicos do programa aumenta, em média, 12,3 e 36,84 pontos as notas nos testes de português e matemática, respectivamente. As evidências encontradas mostram a importância do PNAE e do papel do nutricionista no desempenho escolar, já que a inserção desse profissional promove uma alimentação escolar saudável e essa pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo infantil. Destaca-se o maior impacto da atuação dos nutricionistas do PNAE em alunos com nível socioeconômico mais baixo, sugerindo que ela gerou maior ganho para classe socioeconômica com alunos mais vulneráveis.
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