A flor no Butoh de Kazuo Ohno
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v17i0p43-53Palavras-chave:
Nô, Butoh, Flor, Evanescência, Aprendizado.Resumo
Trata-se de um estudo comparativo sobre as linguagens Butoh e Nô, focalizando o aspecto da interpretação do ator. Os conselhos de Zeami, dirigidos aos atores do teatro Nô, registrados no Livro III do Füshikaden (tratado sobre o teatro Nô, escrito no século XV), serviram como base. Zeami enfatiza a necessidade de os atores polirem incansavelmente sua arte a fim de cativar o coração do público. Fato que só se torna possível aos que conseguirem captar a Flor da interpretação. A análise da interpretação e do pensamento de Kazuo Ohno, nascido em 1906, um dos fundadores da linguagem Butoh e ainda atuante nos palcos do mundo, é a referência para a comparação das duas linguagens. Assim, a busca da Flor de Zeami no universo da arte de Kazuo Ohno foi o fio de Ariadne no labirinto do Butoh.Downloads
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Publicado
1997-07-10
Edição
Seção
não definida
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Copyright (c) 1997 Felicia Megumi Ogawa
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Como Citar
Ogawa, F. M. (1997). A flor no Butoh de Kazuo Ohno. Estudos Japoneses, 17, 43-53. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v17i0p43-53