Le rôle fêminin dans le Kabuki de l'époque Genroku (1688-1704) étude du traité théâtral Ayamegusa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i19p91-101Palavras-chave:
Ayamegusa, Yakusha rongo, kabuki, teatro de Edo, teatro clássico japonês.Resumo
Entre as grandes figuras que marcaram a ascensão artística do kabuki, gênero teatral que nasceu e se desenvolveu durante a época Edo, encontra-se Ayame (1673-1729), u m ator hábil e m papéis femininos. Suas reflexões sobre o kabuki e sobretudo sobre a arte de “ser” uma mulher influenciaram seus contemporâneos, tendo sido compiladas pelo seu colega de profissão Fukuoka Yagoshirô. Esse texto, intitulado (Palavras de Ayame), é um dos sete que compõem a obra coletiva Yakusha rongo (Analeto dos Atores), o primeiro tratado sobre a arte do kabuki, publicado e m 1776. Nosso estudo se propõe a estabelecer, a partir de Ayamegusa, o processo de construção do papel feminino, ressaltando as características da mulher criada por Ayame, que continua, ainda hoje, a seduzir o público japonês.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1999-07-10
Edição
Seção
não definida
Licença
Copyright (c) 1999 Sakae Murakami Giroux
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Giroux, S. M. (1999). Le rôle fêminin dans le Kabuki de l’époque Genroku (1688-1704) étude du traité théâtral Ayamegusa. Estudos Japoneses, 19, 91-101. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i19p91-101