Le rôle fêminin dans le Kabuki de l'époque Genroku (1688-1704) étude du traité théâtral Ayamegusa

Autores

  • Sakae Murakami Giroux Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i19p91-101

Palavras-chave:

Ayamegusa, Yakusha rongo, kabuki, teatro de Edo, teatro clássico japonês.

Resumo

Entre as grandes figuras que marcaram a ascensão artística do kabuki, gênero teatral que nasceu e se desenvolveu durante a época Edo, encontra-se Ayame (1673-1729), u m ator hábil e m papéis femininos. Suas reflexões sobre o kabuki e sobretudo sobre a arte de “ser” uma mulher influenciaram seus contemporâneos, tendo sido compiladas pelo seu colega de profissão Fukuoka Yagoshirô. Esse texto, intitulado (Palavras de Ayame), é um dos sete que compõem a obra coletiva Yakusha rongo (Analeto dos Atores), o primeiro tratado sobre a arte do kabuki, publicado e m 1776. Nosso estudo se propõe a estabelecer, a partir de Ayamegusa, o processo de construção do papel feminino, ressaltando as características da mulher criada por Ayame, que continua, ainda hoje, a seduzir o público japonês.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

1999-07-10

Edição

Seção

não definida

Como Citar

Giroux, S. M. (1999). Le rôle fêminin dans le Kabuki de l’époque Genroku (1688-1704) étude du traité théâtral Ayamegusa. Estudos Japoneses, 19, 91-101. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i19p91-101