Breves reflexões sobre os efeitos da perda de memória de uma amiga em "Desarticulaciones", de Sylvia Molloy
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v4i1p30-35Palavras-chave:
Memória, Esquecimento, Alzheimer, Desarticulaciones, Sylvia MolloyResumo
Em uma atualidade em que o exercício da memória é tão intenso, há produções literárias que criam e pensam a perda da memória, como a causada pelo Alzheimer. Em vista disso, proponho algumas reflexões sobre os efeitos do esquecimento em Desarticulaciones (2010), de Sylvia Molloy. Nesse texto, a narradora relata as visitas à ML., amiga que está com Alzheimer. A partir desses encontros e dos fragmentos de esquecimento que presencia, a voz narrativa constrói um relato sobre a desarticulação da memória da amiga que vai apagando as lembranças que com- partilham. Em vista disso, concluo que a narradora expressa especialmente a ausência, se concentra no que falta e evidencia o esquecimento para exibir os vazios da memória em decomposição da amiga enferma.
Downloads
Referências
CHEJFEC, Sergio. Lengua simple, nombre. Asymptote, 2015. Disponível em: <https://www.asymptotejournal.com/nonfiction/sergio-chejfec-simple-language-name/spanish/>. Acesso em: 03 ago. 2018.
HUYSSEN, Andreas. En busca de un futuro perdido: cultura y memoria en tiempos de globalización. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 2002.
KANZEPOLSKY, Adriana. Su “acumulación primitiva”: “Desarticulaciones”, de Sylvia Molloy. Hispamérica, v. 43, n. 129, dez. 2014. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/43684395?seq=1#page_scan_tab_contents>. Acesso em: 04 ago. 2018.
MOLLOY, Sylvia. Desarticulaciones. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010.
MOLLOY, S. & LIBERTELLA, M. La escritura del olvido. Clarín - Revista Ñ, 19 out. 2010. Disponível em <https://www.clarin.com/rn/literatura/no-ficcion/escritura-olvido_0_ry-W_qipwml.html>. Acesso em 02 fev. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com a originalidade, se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.
De mesmo modo, com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza publicações do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, desde que se faça referência à publicação original.
Ao enviar seu trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade con la política editorial da revista e as presentes condições.