Estereótipos sociais na voz das crianças

uma análise de livros escolares do Ensino Básico português

Autores/as

  • Teresa da Conceição Mendes de Castro Universidade do Minho
  • Rui Manuel do Nascimento Lima Ramos Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175628

Palabras clave:

Análise do discurso, Criança, Manual escolar, Estereótipo social

Resumen

O presente estudo inscreve-se no domínio abrangente dos Estudos da Criança e analisa um conjunto de textos de manuais/livros escolares usados no sistema de ensino português (4º ano de escolaridade, do Ensino Básico), pretendendo revelar as representações que estes constroem das crianças e da infância, através dos mecanismos de atribuição de voz às crianças, bem como a forma como essas representações são apresentadas às crianças-leitoras, influenciando seus modos de ser, pensar e agir. Para o efeito, confere especial relevo à materialidade linguística e às questões enunciativas, no quadro específico da análise do discurso, recebendo também contributos das teorias da enunciação, da análise textual, da pragmática, do interacionismo sociodiscursivo e, como não podia deixar de ser, num estudo ligado às crianças, da sociologia da infância. Conclui que as crianças representadas nos textos são indivíduos desprovidos de voz e de poder: consumidores, mas não coprodutores de cultura. As crianças-personagens surgem submissas aos poderes instituídos e quase nunca apresentam a sua opinião sobre os assuntos que lhes dizem respeito. Limitam-se a seguir as regras e a obedecer a quem tem o poder de exercer a autoridade e os castigos. Os textos surgem configurados dominantemente como de conformação e não de questionamento.

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Publicado

2019-04-24

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Estereótipos sociais na voz das crianças: uma análise de livros escolares do Ensino Básico português. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e175628. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175628