Crianças e seus diagnósticos no cenário da educação inclusiva: a perspectiva de mães e professoras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046225328

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Diagnóstico, Medicalização da infância, Fenomenologia existencial, Psicologia escolar

Resumen

O presente artigo discute uma pesquisa cujo objetivo foi o de compreender os sentidos do diagnóstico de estudantes para suas famílias e professoras, partindo da perspectiva fenomenológico existencial. A questão norteadora da investigação foi: como mães e professoras compreendem os diagnósticos atribuídos a seus filhos/alunos(as)? Houve também interesse no aprofundamento de um caso em que, a despeito de certa expectativa, o diagnóstico era ausente. O trabalho foi realizado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) na cidade de São Paulo, onde ocorreram observações participativas e encontros sistemáticos da pesquisadora e equipe escolar, caracterizando a pesquisa como participativa, interventiva e dialógica. Seu foco foi a compreensão de narrativas dessas professoras e mães, tecidas a partir de entrevistas reflexivas e da noção de constelações. Revelou-se que o diagnóstico tem um papel importante para dar segurança às professoras e mães nas intervenções e ações cotidianas com crianças com necessidades educacionais especiais; por outro lado, a pesquisa trouxe à tona que diante do diagnóstico - entendido como a nomeação científica de uma existência - a narrativa sobre essa criança passa inevitavelmente por seu quadro nosológico, ao passo que aquelas que não receberam diagnóstico são apresentadas de modo complexo, a partir de muitas das suas características, inclusive dos seus potenciais.

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Publicado

2021-06-14

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Crianças e seus diagnósticos no cenário da educação inclusiva: a perspectiva de mães e professoras. (2021). Educação E Pesquisa, 46, 1-18. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046225328