Dimensões dos conteúdos mobilizados por estudantes de biologia na argumentação sobre antibióticos e saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046223593

Palabras clave:

Educação CTSA, Questões sociocientíficas, Ensino de ciências, Promoção da saúde, Argumentação

Resumen

Na literatura, têm sido apontadas muitas vantagens do ensino baseado em questões sociocientíficas (QSC). Contudo, reconhecer e avaliar conteúdos mobilizados pelos estudantes é um desafio no contexto da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), pois ainda há poucos estudos acerca dos modos de avaliação de aprendizagem condizentes com os objetivos da perspectiva de educação CTSA. Neste trabalho empírico e qualitativo, temos como objetivo analisar a presença de dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos mobilizados por estudantes de um curso de Licenciatura em Biologia, a partir de uma atividade envolvendo a análise de um caso que expôs uma QSC acerca da resistência bacteriana a antibióticos. Os dados foram coletados a partir dos argumentos produzidos por equipes de estudantes, utilizando o modelo de argumentação de Toulmin. Os estudantes conseguiram mobilizar alguns dos conteúdos previstos no planejamento do ensino usando a QSC, sobretudo conhecimentos científicos. Aspectos sociais, éticos e políticos não foram suficientemente mobilizados, o que aponta para a necessidade de maior ênfase sobre eles na educação em ciências. Nesse sentido, sugerimos orientações para a pesquisa e a prática da educação em ciências a partir do conceito de letramento científico crítico, que considera a relevância da compreensão das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente envolvidas na QSC, conduzindo ao alcance de ações sociopolíticas.

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Publicado

2020-12-16

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Dimensões dos conteúdos mobilizados por estudantes de biologia na argumentação sobre antibióticos e saúde. (2020). Educação E Pesquisa, 46, 1-22. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046223593