Domínios de ação de pesquisadores em Educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248248132porPalabras clave:
Pesquisa educacional, Produção de conhecimento, Domínios de ação, Campo científicoResumen
Este artigo propõe delimitar domínios de ação de pesquisadores como ferramentas para interpretar para quem a área da Educação produz conhecimento. Contextualiza a pesquisa em Educação no Brasil em suas condições institucionais e epistemológicas peculiares. Trabalha com conceitos sociológicos como campo científico, capitais científicos e autonomia do campo profissional para elucidar aspectos do contexto acadêmico brasileiro de produção do conhecimento em Educação. Associa a eles as noções de domínio e de interlocução com audiências para avançar na interpretação das contradições e heteronomias enfrentadas na área. Baseia-se na análise qualitativa de entrevistas semiestruturadas com pesquisadores brasileiros reconhecidos por sua representatividade acadêmica com bolsas de produtividade e com histórico de liderança na investigação científica. Interroga como relações com diferentes grupos sociais sustentam processos de produção e circulação do conhecimento. Para dar conta desse questionamento, caracteriza o subcampo acadêmico-científico da Educação a partir de capitais específicos, públicos da pesquisa, critérios de prestígio e relações políticas. Discute estratégias de interlocução como categorias instrumentais para interpretar fenômenos associados à legitimidade científica e política. Como resultado, encontra quatro domínios de ação na produção de conhecimento em Educação: científico-disciplinar; pedagógico; político-gestor; e socioeducativo dialógico. Conclui que, ao atuar nos diferentes domínios, esses pesquisadores de referência ordenam de forma variada as prioridades conferidas ao rigor científico e à intervenção socioeducacional.
Descargas
Referencias
BARATA, Rita B. et al. The configuration of the Brazilian scientific field. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 86, n. 1, p. 505-521, 2014. https://doi.org/10.1590/0001-3765201420130023
» https://doi.org/10.1590/0001-3765201420130023
BEIGEL, Fernanda. The politics of academic autonomy in Latin America. Abingdon: Routledge, 2013.
BIGLAN, Anthony. The characteristics of subject matter in different academic areas. Journal of Applied Psychology, Washington, DC, v. 57, n. 3, p. 195-203, 1973. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232441743_The_Characteristics_of_Subject_Matter_in_Different_Academic_Areas Acesso em: 7 jun. 2022.
BOURDIEU, Pierre. Le champ scientifique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, v. 2, n. 2-3, p. 88-104, jun. 1976. https://doi.org/10.3406/arss.1976.3454
» https://doi.org/10.3406/arss.1976.3454
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
BRENNAN, John et al. Diversity of higher education institutions in networked knowledge societies: a comparative examination. In: HOFFMAN, David M.; VÄLIMAA, Jussi (ed.). Re-becoming universities: higher education institutions in networked knowledge societies. Dordrecht: Springer, 2016. p. 115-139.
BÜHLMANN, Felix et al. Mapping the power of Law professors: the role of scientific and social capital. Minerva, New York, v. 55, n. 4, p. 509-531, dez. 2017. https://doi.org/10.1007/s11024-017-9333-1
» https://doi.org/10.1007/s11024-017-9333-1
CAPES. Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. Área 38 – Educação. Documento de área: área 38: educação. Brasília, DF: Capes, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-doc-area-2-pdf Acesso em: 7 jun. 2022.
» https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-doc-area-2-pdf
CAREGNATO, Célia Elizabete; MAGGI, Noeli R. A educação como campo amplo: demarcações e práticas de pesquisa. In: OLIVEIRA, Rejane P.; CAREGNATO, Célia Elizabete (org.). Pesquisa e conhecimento em instituições universitárias do Rio Grande do Sul: literatura, educação, direito e design. Porto Alegre: UniRitter, 2009. p. 46-70.
CAREGNATO, Célia Elizabete; MIORANDO, Bernardo Sfredo; LEITE, Denise. O campo da educação no Brasil: mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, DF, v. 34, n. 1, p. 211-232, jan. /abr. 2018. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.73465
» https://doi.org/10.21573/vol34n12018.73465
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006. https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000100002
» https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000100002
CHYNOWET, Paul. The built environment interdiscipline: a theoretical model for decision makers in research and teaching. Structural Survey, Bingley, v. 27, n. 4, p. 301-310, 2009.
ETZIONI, Amitai. The semi-professions and their organization: teachers, nurses, social workers. New Yorque: Free Press, 1969.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Avaliação da pós-graduação em educação: questões, dilemas e algumas proposições. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 19, n. 27, p. 173-205, jan./abr. 2016. https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1491
» https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1491
FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 41-61, 1991.
RISTOFF, Dilvo; BIANCHETTI, Lucídio. A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica: (des)encontros históricos e manutenção do apartheid socioeducacional. Avaliação, Campinas, v. 17, n. 3, p. 787-824, nov. 2012. https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000300010
» https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000300010
ROSSI, Pedro et al. Austeridade fiscal e o financiamento da educação no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, e0223456, 2019. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302019223456
» https://doi.org/10.1590/ES0101-73302019223456
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação e Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.