Expressões de sofrimento psíquico de estudantes da Universidade Federal do Tocantins

Autores/as

  • Alice Agnes Spíndola Mota Universidade Federal do Tocantins
  • Sidiany Mendes Pimentel Universidade Federal do Tocantins
  • Marta Romilda Spíndola Mota Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254990

Palabras clave:

Sofrimento psíquico, Saúde mental, Universidade

Resumen

A temática deste artigo é o sofrimento psíquico dos alunos no contexto da universidade pública. Trata-se de um assunto em crescente discussão em razão do aumento de casos evidenciado nas estatísticas sobre depressão, suicídio e adoecimento mental entre acadêmicos do ensino superior. O trabalho é pautado pela reflexão teórica interdisciplinar, abrangendo fundamentos da educação e do ensino, com ênfase também em aspectos da comunicação e ainda perspectivas propostas pela medicina. Utilizando ferramentas metodológicas quantitativas e qualitativas como complementares, a pesquisa analisou 342 questionários respondidos por discentes, docentes e servidores técnicos da Universidade Federal do Tocantins com o objetivo de investigar diferentes aspectos do sofrimento dentro da amostragem selecionada. Mediante a análise é possível observar a complexidade da vivência dos sentimentos e relações experimentadas pelo estudante no ambiente universitário e conclui-se que o sofrimento psíquico deve ser considerado uma preocupante realidade acadêmica. Nesse cenário, sugere-se a elaboração e investimento em políticas públicas institucionais de promoção à saúde e qualidade de vida dos discentes e docentes no ensino superior. A discussão é de fundamental importância e pode contribuir com o desenvolvimento de práticas que amenizem o sofrimento no contexto do ensino superior público.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alice Agnes Spíndola Mota, Universidade Federal do Tocantins

    é pós-doutora em comunicação e arte. Doutora em antropologia pelo Instituto Universitário de Lisboa, mestre em desenvolvimento regional e jornalista pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professora adjunta do curso de jornalismo na Universidade Federal do Tocantins

Referencias

ALMEIDA, Larissa Santos et al. A importância da prática de mindfulness como ferramenta para a redução dos sintomas de ansiedade e depressão no contexto da pandemia de covid-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 15, p. 1-12, 3 dez. 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23559

» https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23559

ALMEIDA, Letícia Yamawaka de et al. Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 52, p. 1-7, 29 nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2017045703405

» https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017045703405

ANDRADE, Antonio dos Santos et al. Vivências acadêmicas e sofrimento psíquico de estudantes de psicologia. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 36, n. 4, p. 831-846, dec. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703004142015

» https://doi.org/10.1590/1982-3703004142015

BASTOS, Elaine et al. Sofrimento psíquico de universitários: uma revisão integrativa. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNI7, 14., 2016, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2019. v. 8, n. 1. Disponível em: https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/744/616 Acesso em: 02 set. 2020.

» https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/744/616

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BLEICHER Taís. Criação de política de saúde mental da Universidade Federal de São Carlos. In: CONFERÊNCIA SOBRE A CRIAÇÃO DE POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO CARLOS, 2018 Manaus. Trabalho apresentado... Manaus: [s. n.], 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325679239_CRIACAO_DE_POLITICA_DE_SAUDE_MENTAL_DA_UNIVERSIDADE_FEDERAL_DE_SAO_CARLOS Acesso em: 11 abr. 2023.

» https://www.researchgate.net/publication/325679239_CRIACAO_DE_POLITICA_DE_SAUDE_MENTAL_DA_UNIVERSIDADE_FEDERAL_DE_SAO_CARLOS

BONI, Valdete; QUARESMA, Silvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Em Tese, São Carlos, v. 2, n. 1, p. 68-80, jan./jul. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976 Acesso em: 11 abr. 2023.

» https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976

BROWN, Phillip. The invisible problem? Improving students’ mental health. Higher Education Policy Institute - Report 88, Oxford, 22 set. 2016. Disponível em: https://www.hepi.ac.uk/wp-content/uploads/2016/09/STRICTLY-EMBARGOED-UNTIL-22-SEPT-Hepi-Report-88-FINAL.pdf Acesso em: 11 abr. 2023.

» https://www.hepi.ac.uk/wp-content/uploads/2016/09/STRICTLY-EMBARGOED-UNTIL-22-SEPT-Hepi-Report-88-FINAL.pdf

CAIXETA, Sueli Pereira. Sofrimento psíquico em estudantes universitários: um estudo exploratório. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2011. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1774 Acesso em: 11 abr. 2023.

» https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1774

CATARUCCI, Fernanda Martin et al. Uma estratégia de redução do estresse entre estudantes médicos. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 44, n. 3, p. 1-7, maio 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v44.3-20200105

» https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.3-20200105

CEPES. Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico Sociais. PESQUISA DO PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS, 4., 2016, Uberlândia. IV pesquisa... Uberlandia: Andifes, 2016. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2021/07/IV-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES.pdf Acesso em: 11 abr. 2023.

» https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2021/07/IV-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES.pdf

CERCHIARI, Ednéia Albino Nunes; CAETANO, Dorgival; FACCENDA, Odival. Utilização do serviço de saúde mental em uma universidade pública. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 25, n. 2, p. 252-265, June 2005. https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000200008

» https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000200008

CHIAPETTI, Nilse; SERBENA, Carlos Augusto. Uso de álcool, tabaco e drogas por estudantes da área de saúde de uma universidade de Curitiba. Psicologia, Reflexão e Critica, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 303- 313, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000200017

» https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000200017

CLARKE, Victoria; BRAUN, Virginia. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, London, v. 3, 77-101, 2006. https://psycnet.apa.org/doi/10.1191/1478088706qp063oa

» https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

COSTA, Christefany Régia Braz et al. Percepções de discentes de enfermagem sobre fatores geradores de estresse durante a graduação. Revista Rene, Fortaleza, v. 19, e3442, 2018. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-913511 Acesso em: 11 abr. 2023.

» https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-913511

FELISONI, Daniel Darghan; GODOI, Alexandra Strommer. Cell phone usage and academic performance: an experiment. Computer & Education, São Paulo, v. 117, p.175-87, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131517302324 Acesso em: 11 abr. 2023.

» https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131517302324

FERRI-DE-BARROS, João Eliezer et al. Headache among medical and psychology students. Arquivos de Neuro-psiquiatria, São Paulo, v. 69, n. 3, p. 502-508, June 2011. Percepções de discentes de enfermagem sobre fatores geradores de estresse durante a graduação. http://dx.doi.org/10.1590/S0004- 282X2011000400018

» https://doi.org/10.1590/S0004-282X2011000400018

FONAPRACE. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior. Brasília, DF: Fonaprace, 2011.

GAIOTTO, Emiliana Maria Grando et al. Resposta a necessidades em saúde mental de estudantes universitários: uma revisão rápida. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 55, p. 114, 20 dez. 2021. http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003363

» https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003363

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOERGEN, Pedro. Ciência, sociedade e universidade. Educação & Sociedade, Campinas, v.19, n. 63, p. 53-79, 1998.

GOMES, Claudia; COMONIAN, Julia Oliveira; ARAUJO, Crislaine Luisa. Sofrimento psíquico na universidade: uma análise dos sentidos configurados por acadêmicos. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Alfenas, v. 7, n. 2, p. 255-266, 2018. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1909

» https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1909

GRANER, Karen Mendes; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p. 1327-1346, 2019. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/revisao-integrativa-sofrimento-psiquico-em-estudantes-universitarios-e-fatores-associados/16374?id=16374 Acesso em: 02 jun. 2022 Acesso em: 11 abr. 2023.

» http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/revisao-integrativa-sofrimento-psiquico-em-estudantes-universitarios-e-fatores-associados/16374?id=16374

LEÃO, Thiago; IANNI, Aurea; GOTO, Carine. Individualização e sofrimento psíquico na universidade: entre a clínica e a empresa de si. Revista umanidades & Inovação, Palmas, v. 2, n. 9, p. 131-143, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1250 Acesso em 02 jun. 2022.

» https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1250

LEÃO, Thiago; IANNI, Aurea; GOTO, Carine. Sofrimento psíquico e a universidade em tempos de crise estrutural. Em Pauta, Rio de Janeiro, v. 17, n. 44, p. 50-64, 2019. https://doi.org/10.12957/rep.2019.45212

» https://doi.org/10.12957/rep.2019.45212

MACÊDO, Shirley. Universitários em sofrimento psíquico: estudo em serviço escola do interior pernambucano. Revista Nufen, Belém, v. 13, n. 2, 2021. Disponível em: https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/nufen/article/view/22451 Acesso em: 12 jun. 2022.

» https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/nufen/article/view/22451

MARI, Jair Jesus; WILLIAMS, Paul. A validity study of a psychiatric screening questionnaire (SRQ-20) in primary care in the city of São Paulo. The British Journal of Psychiatry, London, v. 148, n. 1, p. 23-26, 1986. https://doi.org/10.1192/bjp.148.1.23

» https://doi.org/10.1192/bjp.148.1.23

MARTINS-BORGES, Lucienne. Migração involuntária como fator de risco à saúde mental. Remhu, , v. 21, n. 40, p. 151-162, June 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/remhu/a/5ybFYzvWhw9K6TXFHY9QVpD/abstract/?lang=pt Acesso em: 11 abr. 2023

» https://www.scielo.br/j/remhu/a/5ybFYzvWhw9K6TXFHY9QVpD/abstract/?lang=pt

MATOS, Nayara Andrade de. Conhecendo o sofrimento psíquico dos universitários da Faculdade de Ceilândia. 2013. 69f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/6906 Acesso em: 11 abr. 2023

» https://bdm.unb.br/handle/10483/6906

MINAYO, Maria Cecília de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

OIKAWA, Fabiana Midori; GARCIA, Marcos Roberto Vieira. Sofrimento psíquico e assédio moral no contexto universitário. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 73, n. 1, p. 19-33, abr. 2021. http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i1p.19-33

» https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i1p.19-33

OLIVEIRA, Ellen Synthia Fernandes de; BAIXINHO, Cristina Lavareda; PRESADO, Maria Helena Carvalho Valente. Qualitative research in health: a reflective approach. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 72, n. 4, p. 830-831, ago. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2019-720401

» https://doi.org/10.1590/0034-7167.2019-720401

OMS. Organização Mundial de Saúde. Preventing suicide: a global imperative. [S. l.], 2014. Disponível em: https://www.mhinnovation.net/sites/default/files/downloads/resource/WHO_Preventing%20Suicide%20Report_eng.pdf Acesso em: 18 abr. 2021.

» https://www.mhinnovation.net/sites/default/files/downloads/resource/WHO_Preventing%20Suicide%20Report_eng.pdf

PADOVANI, Ricardo da Costa et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 02-10, jun. 2014. Disponível em: https://www.rbtc.org.br/detalhe_artigo.asp?id=188 Acesso em: 11 abr. 2023.

» https://www.rbtc.org.br/detalhe_artigo.asp?id=188

PANUNCIO-PINTO, Maria Paula; COLARES, Maria de Fátima Aveiro. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Medicina, Ribeirão Preto, v. 48, n. 3, p. 273-281, jun. 2015. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p273-281

» https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p273-281

RATANASIRIPONG, Paul; RATANASIRIPONG, Nop; KATHALAE, Duangrat. Biofeedback intervention for stress and anxiety among nursing students: a randomized controlled trial. Isrn Nursing, [S. l.], v. 2012, p. 1-5, 28 jun. 2012. http://dx.doi.org/10.5402/2012/827972

» https://doi.org/10.5402/2012/827972

SANTOS, Cenilza Pereira; SOARES, Sandra Regina. Aprendizagem e relação professor aluno na universidade: duas faces da mesma moeda. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 49, p. 353-370, maio/ago. 2011. https://doi.org/10.18222/eae224920111980

» https://doi.org/10.18222/eae224920111980

SERAPIONI, Mauro. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 187-192, 2000. https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100016

» https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100016

SILVA, Felipe Costa; VIZZOTTO, Marília Martins. Perfil do estudante universitário usuário de tecnologias. Psicólogo Informação, São Bernardo do Campo, v. 17, n. 17, p. 39-55, 31 dez. 2013. https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v17n17p39-55

» https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v17n17p39-55

SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a análise temática. Arquivo brasileiro de psicologia, Rio de Janeiro, v. 71, n. 2, p. 51-67, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180952672019000200005&lng=pt&tlng=pt Acesso em: 10 set. 2021.

» http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180952672019000200005&lng=pt&tlng=pt

TENÓRIO, Leila Pereira et al. Saúde mental de estudantes de escolas médicas com diferentes modelos de ensino. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 40, n. 4, p. 574-582, Dec. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00192015

» https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00192015

» https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00192015

TESSER, Charles Dalcanale et al. Cuidado clínico e sobremedicalização na atenção primária à saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 1-7, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00205

» https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00205

UFT. Universidade Federal do Tocantins. Plano de integridade da Universidade Federal do Tocantins (UFT): anexo da Resolução nº 25/2020 - Consuni. Brasília, DF: STPC: Cgipub, 2020. Disponível em: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/45874 Acesso em: 10 maio 2021.

» https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/45874

WATTS, Anthony Gordon. Learning and employability. In: YORKE, Mantz. Career development learning and employability. New York: The Higher Education Academy, 2006. p. 1-30 Disponível em: https://www.qualityresearchinternational.com/esecttools/esectpubs/watts%20career.pdf Acesso em: 10 maio 2021.

» https://www.qualityresearchinternational.com/esecttools/esectpubs/watts%20career.pdf

XAVIER, Alessandra; NUNES, Ana Inês Belém Lima; SANTOS, Michele Steiner. Subjetividade e sofrimento psíquico na formação do sujeito na universidade. Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 427-451, jun. 2008. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/13 Acesso em: 11 abr. 2023.

» https://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/13

ZERMIANI, Thabata Cristy et al. Discurso do sujeito coletivo e análise de conteúdo na abordagem qualitativa em saúde. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 1, p. 1-11, 31 jan. 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12098

» https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12098

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Expressões de sofrimento psíquico de estudantes da Universidade Federal do Tocantins. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e254990. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254990